Turismo: Secretaria defende inclusão de Campina Grande no Passaporte de Imunização

Destaque Paraíba

O processo de imunização da população contra a Covid-19 tem avançado em Campina Grande à medida que novos lotes das vacinas são disponibilizados para a cidade. Com isso, os setores de eventos e de turismo já se organizam para a retomada das atividades econômicas e visando os turistas que deverão procurar como destino os atributos oferecidos pela Rainha da Borborema.

Com foco voltado para o fortalecimento do setor de eventos, através do fomento ao turismo, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, apresentou ao prefeito Bruno Cunha Lima a proposta que inclui a cidade de Campina Grande no projeto de lei nº959/2021, que tramita na Câmara dos Deputados. O PL pretende criar o Passaporte Digital de Imunização, documento eletrônico que visa atestar o cumprimento da obrigatoriedade das vacinações de seu portador para o direito da circulação da população e a diminuição dos efeitos nocivos do isolamento social prolongado.

A secretária explicou que Campina Grande reúne os atributos principais para fazer parte dos testes de desenvolvimento, como o porte médio, expertise em tecnologia e inovação, além da previsão da realização de eventos virtuais e híbridos, com pequeno público e organizados pelo setor privado.

“Os festejos juninos são uma pauta nacional e com todos os cuidados, Campina Grande tem se preparado para realizar mais uma vez O Maior São João do Mundo de forma virtual, mostrando o que de melhor existe na nossa cultura. Unido a isso, temos acompanhado as ações de vigilância epidemiológica e a sinalização do Governo Federal para construção de soluções de retomada da economia como, por exemplo, a PERSE aprovada recentemente”, disse Rosália.

Turismo como instrumento de desenvolvimento da economia
Com 17 equipamentos turísticos exclusivos e trinta dias de festejos, o São João de Campina Grande traz para a cidade 2,5 milhões de visitantes a cada edição, impactando em R$229 milhões na economia.

“Como forma de divulgação, sugerimos que seja instalada em toda a cidade este ano uma bela decoração de São João, com os temas das campanhas do Ministério da Saúde para os testes e lançamento do Passaporte de Imunização e temas correlatos. Os festejos juninos como pauta nacional, também favorecem a publicização”, pontuou a secretária.

O prefeito Bruno classificou a proposta como a esperança para a retomada do setor de eventos. Segundo o chefe do executivo municipal, a ferramenta do Passaporte de Vacinação na cidade trará ainda mais visibilidade para Campina Grande tendo como foco principal, o São João.

“O desenvolvimento da ferramenta do Passaporte Imunização em Campina Grande será fundamental para a divulgação do Maior São João do Mundo, já previsto no formato híbrido, ressaltando que seguiremos investindo em ações sanitárias para reforço da segurança de saúde em serviços, comércio e indústria do turismo”, destacou o prefeito.

Nos próximos dias, a secretária Rosália Lucas deverá ir até os Ministérios da Saúde e de Turismo, em Brasília, para defender o nome de Campina Grande na execução do projeto.

Atualmente, com menos de 55% de ocupação dos leitos de UTI, Campina Grande tem avançado no tratamento e na vacinação. Até 26 de abril, foram aplicadas mais de 68.673 vacinas em primeira dose, e mais de 19.764 com segunda dose, incluindo profissionais de saúde. “Temos avançado com a organização e empenho dos profissionais e os investimentos na área de saúde”, finalizou o prefeito Bruno.

O que é o passaporte da imunização?
Passaporte Digital de Imunização é um projeto idealizado com o objetivo de aumentar o controle sanitário sobre locais com aglomeração de pessoas. Segundo o projeto, governos estaduais poderão utilizar o Passaporte Digital de Imunização como mecanismo de controle sanitário e de acesso a espaços públicos e privados, para autorizar a entrada do portador em eventos e locais públicos, meios de transporte ou qualquer local onde haja aglomeração de pessoas.

Codecom