WTM Latin America revela vencedores da 1ª Edição do Prêmio de Turismo Responsável

Brasil

Nesta quinta-feira (29), foi realizada a cerimônia de entrega dos vencedores da 1ª edição do Prêmio de Turismo Responsável promovida pela WTM Latin America. A premiação revelou os Gold e Silver Winners em quatro categorias: Melhor contribuição para a conservação da vida selvagem; Melhor atração do patrimônio cultural; Melhor iniciativa para redução da pobreza e inclusão e Melhor destino para o turismo responsável.  

Ao todo, foram 53 inscritos, dos quais 13 foram selecionados como finalistas e quatro os vencedores do prêmio. “Reconhecer, apoiar e incentivar as boas iniciativas que se perpetuam em nosso mercado de forma sustentável e inteligente é o que desejamos com a entrega desse prêmio”, disse Simon Mayle, diretor da WTM Latin America na abertura do evento.

Os projetos finalistas foram avaliados sobre seis aspectos: conquistas, influência, inovação, impacto para a comunidade local, gerenciamento e sustentabilidade do empreendimento e experiência do cliente. “Levamos em conta o fato das iniciativas serem viáveis, originais e replicáveis”, explicou Gustavo Pinto, Coordenador do Prêmio de Turismo Responsável na América Latina.

Da Colômbia a iniciativa Awake Travel foi o Gold Winner na categoria “conservação da vida selvagem”. A empresa tem por objetivo “inspirar e capacitar as pessoas a proteger a natureza”, realizando um trabalho de acompanhamento e desenvolvimento de negócios turísticos que visem a conservação de ecossistemas e que tenham preocupações socioeconômicas.

Já na categoria “patrimônio cultural”, a Brasil Food Safaris, empresa brasileira foi a Gold Winner. A iniciativa promove a valorização das culturas regionais através do patrimônio alimentar, colocando grupo de viajantes em contato com pessoas ou comunidades que usem práticas tradicionais ou utilizem ingredientes que possam estar em risco de desaparecer.

Expediciones Sierra Norte, do México, foi a Gold Winner na categoria “melhor iniciativa para redução da pobreza”. A iniciativa distribui os lucros das atividades turísticas realizadas nas comunidades com diversos prestadores de serviços, ao invés de uma única entidade. Dessa forma, permite que o turismo seja uma fonte de renda, mesmo como atividade complementar.

Por fim, na categoria “melhor destino para o turismo responsável”, o Instituto Costarricense de Turismo  ICT (da Costa Rica, foi o vencedor. Eles possuem certificados de sustentabilidade do Turismo, programas sociais para potencializar o desenvolvimento da atividade no país de forma sustentável, além de diversos programas em andamento há décadas.

Os outros nove finalistas selecionados para concorrer ao prêmio receberão o selo Silver Winner, como forma de reconhecer o empenho e a relevância dos projetos para o setor. “O fato de chegarem como finalistas já é por si só um reconhecimento importante. Nosso papel é continuar incentivando essas iniciativas para que estejam cada vez mais estruturadas e legitimadas no mercado em que atuam. Parabéns a todos os vencedores”, finaliza Thaís Del Ben, gerente de marketing da WTM Latin America.

Para quem perdeu e quiser assistir, a cerimônia de premiação ficará disponível no WTM Global Hub.

MAPA 360