Mais de R$ 47 milhões gerados durante a maior feira virtual de barcos do Brasil

Brasil

Fabricantes de barcos de várias partes do Brasil participaram, de 16 a 19 de abril, da segunda edição da maior feira on-line de barcos do Brasil: o Virtual Bombarco Show. Ao longo de quatro dias foram apresentadas as principais novidades em barcos, produtos e serviços ao mercado náutico. A estimativa da organização, com base em números coletados com expositores, é de que cerca de R$ 47 milhões em vendas foram geradas durante a feira, e que poderá chegar em mais de R$ 63 milhões nas próximas semanas em virtude de contados captados no evento e que seguem em negociação.

“Mesmo diante do momento que vivemos, com fila de espera de mais de 120 dias para modelos novos e produções comprometidas com a alta demanda e falta de insumos e motores a pronta entrega, os estaleiros conseguiram fechar ótimos negócios. Essa é uma prova de como essa forma de evento virtual veio para ficar e de que as pessoas estão buscando na náutica uma forma de lazer e, inclusive, se planejando para ter seu barco no futuro. Com certeza, em virtude dos negócios captados, outras vendas irão se concretizar nos próximos dias”, explica o idealizador da feira Marcio Ishihara.

A fabricante paulista Mestra Boats, por exemplo, fechou cinco vendas de embarcações de acordo com o diretor da marca, José Eduardo Cury Salemi. Também de São Paulo, a Oceanis, apresentou ao público as house-boats (barcos casas) que mesmo em fase de lançamento de projeto concretizou vendas. “Nosso objetivo inicial era de apresentar as casas flutuantes, já que se trata de um produto novo no mercado, porém, durante a feira, foram vendidas três unidades, o que representa cerca de R$ 2,3 milhões, além de outras sete unidades em negociação”, analisa Guto Muniz, diretor de vendas.

Já Mastro D’Ascia, de Santa Catarina, se surpreendeu com vendas para o exterior. “Realizamos três vendas, sendo uma para o Brasil e duas para a exportação, além outras dezenas de negociações em andamento. A feira nos surpreendeu muito de forma positiva e nos deu a certeza de que esta nova forma de expor está consagrada. Como espectador também foi uma opção de entretenimento muito agradável e divertida de assistir. O Virtual Bombarco Show foi, sem dúvida, a melhor feira da história de nosso estaleiro”, diz Leonardo Back diretor da Mastro D’Ascia.

Ao todo, 150 embarcações foram expostas no evento entre 16 e 48 pés e valores entre R$ 19 mil a R$ 3 milhões. As lanchas, catamarãs e casas flutuantes, chamadas de houseboats, foram expostas em diferentes partes do Brasil, com possibilidade de visitação por meio do agendamento de videochamadas. Ao todo, 14 estaleiros participaram do evento. Foram eles: Azov Yachts, Estaleiro Müller, FBM Boats, Fibrafort, Lanchas Coral, Lanchas Millenium, Mastro D’Ascia, Mestra Boats, NX Boats, NHD Boats, Oceanis, Royal Mariner, Sec Boats e Triton Yachts.

Além disso, o Virtual Bombarco Show reuniu outros expositores que apresentaram produtos e serviços relacionados à náutica como é o caso da Financeira Alfa (financiamento de barcos); da Unifisa (consórcio para embarcações); da Boatlux e da All Flags Share (compra compartilhada); da Kamell (comercialização de produtos como bombas, inversores e carregadores); da Netuno Geradores (geradores de alta potência); da TransAcácio (carretas e transporte); da Kapazi (tapetes e acessórios náuticos); da Vision Marine (hidrojatos) e da Armazém Offroad (quadriciclos).

Participação cresceu 45%

O número de participantes cresceu 45% em relação à primeira edição. Em 2020, a feira reuniu 33 mil visitantes. Neste ano, o evento foram 48 mil participantes, sendo mais de 30 mil usuários únicos no site e cerca de 18 mil pessoas que assistiram 40 lives transmitidas em formato de WebTV. Programação que teve apresentação do especialista em mercado náutico e o idealizador da feira Marcio Ishihara, da modelo Sâmia Acras e do artista Felipe Palmeira (stand up comedy.)

“O público passeou pelas seções do site e, realmente, fez pesquisas visitando vários estaleiros que estiveram expondo no píer digital, além de conferirem novidades em produtos e serviços. É algo que podemos constatar a partir do número de visualizações de páginas do site ao longo dos quatro dias que foi de mais de 184 mil”, explica Ishihara.

Também contou com a participação de Vilfredo Schurmann, que comandou a live sobre preservação dos mares e foi palco para o lançamento da campanha “Barco não é lugar de plástico”, relacionada à preservação ambiental. “O Virtual Bombarco Show abraça o espírito da nossa Voz dos Oceanos, mobilizando também os participantes na defesa dos nossos mares”, destaca Schurmann.

Rotas Comunicação