Campanha ‘Ruas vivas’ reforça a missão de promover a bicicleta como meio de transporte

Cotidiano

A Assembleia-Geral das Nações Unidas editou em março de 2010 uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”, que tinha a ambiciosa meta de reduzir pela metade o número global de mortes e lesões no trânsito. O Brasil foi um dos países que se comprometeram a alcançá-la, porém sem êxito.

Em 2020, o país reafirmou o seu compromisso, agora para a segunda década que se encerra em 2030. Algumas medidas adotadas recentemente pelo Governo Federal, entretanto, sinalizam a ausência de compromisso para priorização da segurança viária . A Lei 14.071, que alterou o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), foi sancionada em outubro de 2020, entrando em vigor no mês passado, aumentou o prazo de validade das carteiras de habilitação (e, consequentemente, o atestado de capacitação médica do condutor) e também ampliou o limite de pontos permitidos até a suspensão da habilitação para dirigir. Estas medidas, entre outras, comprovam-se contraditórias com os objetivos pretendidos junto às Nações Unidas.

Nesse panorama, e com o objetivo de aumentar a segurança viária para a mobilidade ativa, a União dos Ciclistas do Brasil (UCB) realiza a campanha “RUAS VIVAS”, reforçando sua missão de promover a bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte nos meios urbanos e rurais.

Serão várias atividades durante o mês de maio, coincidindo com o “Maio Amarelo” (campanha que busca chamar a atenção para o alto índice de mortes e feridos no trânsito no Brasil, promovida desde 2014) e a 6 ª Semana Global no Trânsito da ONU, cujo lema de 2021 será a defesa do limite de velocidade máxima de 30 Km/h em vias utilizadas amplamente por veículos e pedestres.

Buscando a sua colaboração na divulgação desta campanha, no contexto no qual o número de ciclistas vítimas de acidentes é elevado e cresceu neste período de pandemia em todo o Brasil, segue o calendário das atividades previstas para o mês:

. 03 a 09 de maio (primeira semana)

Ação educativa com a publicação de cards com trechos do Código de Trânsito Brasileiro, reforçando as prerrogativas dos/as ciclistas e pedestres, dentre outras informações pertinentes à campanha;

. 10 a 16 de maio (segunda semana)

Continuidade das postagens com enfoques de como informações distorcidas sobre a impunidade no trânsito são reverberadas, destacando o que deve ser feito para uma mobilidade ativa segura ;

. 17 a 23 de maio (terceira semana)

Realização de dois “webinars” com divulgação na semana anterior e na corrente, com participação diferentes organizações e profissionais:

. 18/05 – Mobilidade Ativa para quem? (19h com transmissão no canal da UCB no youtube: www.youtube.com/user/uniaodeciclistasdobr )

Com a participação de Daniele Hoppe (ITDP), Dr. Marconi Gomes da Silva (Mobilidade Ativa e Saúde), Wanessa Spiess (Cidadeapé e ComoAnda), e Natacha Gastal (Fund. Thiago Gonzaga). Mediação de Kelly Fernandes (UCB / Cidadeape)

. 20/05 – Cultura da velocidade: como entender que o mais rápido é o menos seguro (19h com transmissão no canal da UCB no youtube: www.youtube.com/user/uniaodeciclistasdobr

Com a participação de Everaldo Alves (DENATRAN), Gláucia Pereira (Multiplicidade Mobilidade Urbana), Rafael Calabria (IDEC), Victor Pavarino (OPAS/OMS), Roberta Soares (Jornal do Commercio) e Zenith Delabrida (Univ. Fed. do Sergipe). Mediação de Erica Telles (UCB).

. 24 a 31 de maio (quarta semana)

“Caminhada e Pedal pela Segurança no Trânsito” – Dado o contexto da pandemia e as restrições sanitárias impostas, a proposta desta ação será a de incentivar pessoas a publicarem em suas redes sociais fotografias caminhando ou pedalando subindo a #ruasvivas, #compartilhearuadeformasegura e #protejavidas . A “atividade virtual” é para reforçar as mensagens de conscientização da campanha, encerrando as atividades no final das “Ruas Vivas”.

A Campanha RUAS VIVAS é realizada pela UCB com o apoio da Cidadeapé, Cidade Ativa, Como Anda, Corrida Amiga e IDEC.

Assessoria de Imprensa