Porto de Cabedelo atualiza Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental para obra da dragagem

Destaque Paraíba

Em reunião realizada nesta segunda-feira (10), a diretora-presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, recebeu das mãos de representantes da Fundação de Apoio ao IFPB (Funetec-PB) a atualização dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a obra de conclusão da dragagem do Porto de Cabedelo.

A atualização do EVTEA trata-se de uma etapa importante, uma vez que o documento indica para a viabilidade sócio-econômica e ambiental do empreendimento, que visa expandir a profundidade do canal de acesso e bacia de evolução do complexo portuário. “Isto irá permitir a atracação de navios maiores e consequentemente a atração de novas cargas, gerando aumento de movimentação, mais empregos, renda e arrecadação para o Estado da Paraíba”, afirmou Gilmara Temóteo.

Com outros documentos em processo de atualização, tais como a Batimetria e o Relatório Ambiental Simplificado (RAS), a Docas-PB segue avançando nas etapas prévias, necessárias para execução da obra.

O próximo passo será o encaminhamento dos estudos para análise e aprovação da Secretaria Nacional de Portos (SNPTA) e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
Participaram da reunião o economista Alexandro Cavalcanti, o advogado Erasmo Siqueira, o diretor de projetos Epitácio Brito, todos da Funetec-PB, e Carlos Vilar, responsável pela empresa que elaborou o EVTEA, além da equipe da Docas-PB.

Assessoria de Imprensa