Abav Expo pode potencializar o processo de internacionalização da BTM, mas será um grande desafio

Destaque Paraíba

A Feira de Turismo de João Pessoa, que passou a se chamar BTM – Brazil Travel Market há três anos, ao longo dos últimos 8 anos se tornou uma das maiores referências de sucesso quando se falava em eventos de turismo no Brasil, colocando não somente a capital da Paraíba em primeiro plano, como também todo o Nordeste. Ano a ano, o evento crescia a olhos vistos, até que, no último dia da feira, um final de tarde do sábado, em outubro de 2019, o secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Mello Pinho, anunciou a transferência da BTM para Fortaleza, literalmente, colocando água no chopp dos paraibanos.

O anúncio da Abav Expo em Fortaleza, já em outubro de 2021, há duas semanas da realização da BTM no mesmo local – Centro de Convenções do Ceará – é algo para se refletir e, mesmo, se repensar sobre estratégias de atração de eventos.

O secretário Arialdo Pinho afirmou nesta terça-feira, durante o anúncio da Abav itinerante, que os eventos têm dimensões diferentes, reduzindo o status da BTM a uma feira regional, ao contrário dos argumentos que fizeram com que os empresários Breno e Bruno Mesquita e Claudio Junior decidissem por sair de João Pessoa. Os três projetam ampliar o evento para o mercado internacional, pois enfrentavam a barreira da capital paraibana não contar com voos do exterior.

Arialdo Pinho até citou essa intenção dos empresários paraibanos, ao dizer que a BTM é um evento regional, mas com perspectiva de se tornar internacional, porém todos pagarão o preço de um cancelamento e dois adiamentos, em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, e o peso de ser realizada duas semanas após a Expo Abav. Realmente um imenso desafio.

A presidente da Abav Nacional, Magda Nassar, não disse, mas concordou com a cabeça quando se falou do tamanho do desafio de promover dois eventos tão próximos, mas, de uma forma elegante, deu uma injeção de otimismo, afirmando que a Abav Expo não irá atrapalhar os planos da BTM, muito pelo contrário, poderá ser um diferencial para a edição de 2022, porque todos ficarão encantados com o Ceará e certamente vão querer retornar.

Na opinião da executiva da Abav Nacional, esse momento é de começar a levantar e sacudir a poeira, após a pandemia da Covid-19, e preciso fazer renascer o turismo. “Quanto mais se falar, melhorar, trabalhar, melhor será para o Turismo” e para quem dele depende. O Turismo representa mais de 3% do PIB brasileiro e gera 3% de todos os empregos criados no Brasil.]

De qualquer forma, no calendário de eventos em 2021, a BTM será realizada nos dias 22 e 23 de outubro, enquanto a Abav Expo nos dias 6 a 8 do mesmo mês, ambos no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza.

Fábio Cardoso