Ruth Avelino é a Juliette Freire do Turismo da Paraíba

Destaque Fábio Cardoso Paraíba

Quando me mandaram o link de uma reportagem sobre umas declarações do deputado estadual Ricardo Barbosa, ex-líder do governador João Azevêdo na Assembleia Legislativa da Paraíba, questionando a eficiência da divulgação do Destino Paraíba, fazendo uma relação à paraibana Juliette Freire, campeã do BBB 2021, confesso que não me interessei pelo assunto batido, mas, principalmente, pela inexpressividade de quem havia feito esse comentário. Quem é Ricardo Barbosa para falar de Turismo? (Ele sabe do que estou falando).

Para o leitor entender, esse parlamentar criticou a política de Turismo da Paraíba, disparando contra a gestão da presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Ruth Avelino. Na opinião dele, Juliette Freire, teria sido “mais proativa no Reality Show BBB 21, no fomento e na divulgação do turismo paraibano, que as Secretarias ou órgãos ligados ao Turismo, aqui em nosso Estado”. Ele criticou o que chamou de perpetuação no cargo da executiva, que está à frente da instituição desde 2011.

Muita gente pode até achar que meu comentário está sendo feito para defender Ruth Avelino, pelo fato dela ser minha amiga pessoal, colega de bancos da faculdade no curso de Jornalismo (ela é jornalista também) da Universidade Federal da Paraíba e por trabalhar na própria PBTur há 19 anos como servidor comissionado. Não levem isso em consideração, por gentileza.

Falo bem da Ruth Avelino, porque a conheço fora da PBTur, atuando ainda como assessora de imprensa da própria estatal do turismo. Ela não caiu de paraquedas no cargo, foi uma escolha analisada e reivindicada pelo trade turístico paraibano. Naquele momento, quando foi comunicada sobre a convocação de Ricardo Coutinho, nem no Brasil estava. Curtia momentos com o esposo Manfredo, em Caracas, Venezuela, de onde ele é natural. Foi totalmente pega de surpresa. E não foi ninguém que me disse, eu falei com ela para parabenizá-la.

Em todos esses anos meus na PBTur, não vi ninguém com tanta dedicação e paixão pelo trabalho. Muitas noites sem dormir, muitos momentos de tristeza por não poder fazer mais, desabafos pela incompreensão de muitos e choros, muitos deles de revolta. Ruth Avelino, caro parlamentar, nunca se apegou a esse cargo, fique sabendo. Inclusive, quando João Azevêdo assumiu o Governo, disse isso a ele pessoalmente, entregando a presidência. Imediatamente o governador negou atendê-la, por ter total e irrestrita confiança no trabalho que vinha sendo desenvolvido nesse período.

Não vou elencar aqui 11 anos de trabalho de Ruth Avelino à frente da PBTur. O destaque que a Paraíba tem no mercado do turismo nacional pode falar por mim. Claro que não foi um trabalho solo. a jornalista sempre contou com a participação efetiva do trade turístico paraibano, para o que der e vier. Mesmo em momentos mais críticos, com total falta de recursos financeiros, o diálogo entre o público e privado sempre foi de transparência e vontade de atuar para o crescimento do turismo.

No momento em que temos a paraibana Juliette Freire sendo endeusada no país por ter se destacado em um reality show, merecidamente, enaltecendo todos os atributos da Paraíba, seja na cultura, gastronomia, artesanato, entre outros comentários feitos ao longo do programa, é desrespeitoso o comentário desse parlamentar. A Casa Legislativa a qual ele atua – seria bom que apresentasse o que faz por lá por tantos anos – aprovou a concessão da Medalha Epitácio Pessoa à advogada paraibana. Justo por demais.

Talvez o parlamentar desconheça também que, em maio de 2006, Ruth Avelino estava sendo agraciada pela própria Assembleia Legislativa com o título de Cidadã Paraibana e a Medalha de Mérito Artístico-Cultural Augusto dos Anjos, respectivamente, propostos pela deputada Iraê Lucena (PMDB). A Sessão Solene aconteceu na Usina Cultural da Saelpa (antiga estação Cruz do Peixe), no Jardim 13 de Maio, data em que se comemora a abolição da escravatura. 

Ainda, que foi considerada uma das mulheres mais influentes do Turismo brasileiro, ao lado de ex-presidentes de estatais, sindicatos, associações, secretarias de Turismo, Embratur e até o Ministério do Turismo. Honraria concedida pelo Sistema Panrotas, uma das empresas de maior reputação do jornalismo turístico do Brasil e do mundo. Um privilégio.

Bom fosse se o deputado se libertasse de tamanha injustiça e mesquinhez, ator de uma política velha e surrada, onde debater e compreender são verbos que desconhece, e se retratasse não apenas à Ruth Avelino, mas também com todos os secretários de Turismo que estiveram à frente da Pasta em João Pessoa, igualmente criticados. 

Deputado, quase por unanimidade, no trade nacional, Ruth Avelino é a professora da Juliette Freire. Nunca precisou de um BBB para ser reconhecida nesse setor. Sorte que temos uma Ruth Avelino e Juliette Freire, e um imenso lamento de termos um parlamentar com essa postura tão pobre. 

Fábio Cardoso