Glorinha Gadelha e Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste comemoraram em Live Show Dia Nacional do Sanfoneiro

Eventos Culturais

O dia 26 de maio foi instituído como o Dia Nacional do Sanfoneiro. A data foi oficializada pela Lei 14.140, em abril deste ano e foi escolhida por ser o dia do nascimento do músico paraibano, Severino Dias de Oliveira, o Sivuca. Sendo este o primeiro ano em que a data será oficialmente celebrada, a Associação Cultural Balaio Nordeste e o Fórum Nacional do Forró de Raiz promoveram shows especiais na quarta-feira (26), no canal do Festival no YouTube, com Glória Gadelha e a Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste, que homenagearam o aniversariante, Sivuca e todos os sanfoneiros

Na ocasião, houve o lançamento da segunda edição do São João na Rede Festival, que só na Paraíba terá mais de 60 atrações, do Litoral ao Sertão do estado.

Glória Gadelha
Viúva e parceira musical de grandes sucessos de Sivuca, estve acompanhada do músico Lucas Carvalho, carinhosamente apelidado pelos amigos de “Sivuquinha”, devido à paixão, reverência e dedicação que sempre dispensou para estudar as obras do grande mestre. Juntos, fizeram uma homenagem com músicas de Sivuca e também de Glória, relembrando a parceria de sucesso na vida e na música.

Formada em mMedicina, a compositora concluiu seus estudos em música na Universidade de Columbia, em Nova York, e, na apresentação, proporcionou ao público a oportunidade rara de vê-la cantando novamente, relembrando o período entre 1984 e 1991, quando fez excursões musicais no Brasil e exterior, quase sempre ao lado de seu marido, Sivuca. Imperdível.

Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste
A Orquestra surgiu da necessidade de inovação no cenário musical e hoje difunde a cultura nordestina e particularmente a paraibana por onde passa. Com arranjos próprios e produção musical do maestro Lucílio e de alguns músicos participantes, a Orquestra vem se firmando como um dos produtos culturais mais genuínos e expressivos da música nordestina. A Orquestra Sanfônica Balaio Nordeste propôs e conseguiu uma noite mágica, levando ao público um concerto onde foram interpretadas canções de grandes nomes da música nordestina, levando a cultura nordestina através da música, valorizando, resgatando valores e homenageando grandes nomes da Sanfona e do Forró.

Os festejos online deste ano começam na Paraíba, mas assim como na primeira edição, o São João na Rede Festival, terá apresentações em outros estados brasileiros. A edição paraibana este ano, tem parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da Funjope.

Sobre o São João na Rede Festival
Criado em 2020 em virtude da pandemia da Covid-19, o Festival foi aprovado por grandes astros da música, que entraram na campanha de divulgação do evento, a exemplo de Elba Ramalho, Gilberto Gil, Lucy Alves, Anastácia e Del Feliz, que usaram suas redes sociais para mobilizar o público. O nome do Festival foi inspirado na ideia de vincular o termo ‘rede’ à nossa tradicional rede de descanso nordestina, à rede de relações interestaduais e à internet. A primeira edição foi realizada pela Associação Balaio Nordeste, Fórum Nacional Forró de Raiz e a Associação Respeita Januário, além de outras comunidades do Forró.

Sobre a Associação Cultural Balaio Nordeste
A Associação, que tem como presidente e fundadora a gestora cultural Joana Alves, contribui, por meio da promoção e organização de eventos culturais, de educação e de lazer, para a valorização, a divulgação, a preservação da cultura popular e o incremento do turismo local, com base nos princípios do desenvolvimento sustentável. Também promove e estimula a produção artística brasileira, especificamente, a nordestina, recorrendo à valorização dos recursos humanos e conteúdos locais. A entidade não tem fins lucrativos; promove, ainda, cursos e atividades nas áreas de formação profissional, cultural, educacional e social para associados e para o público em geral.

Assessoria de Imprensa