Secretaria Municipal da Agropecuária e da Pesca de Conde conta com cooperação da EMPAER E INCRA

Paraíba

A Secretaria Municipal da Agropecuária e da Pesca (SAP) esteve esta semana reunida junto aos técnicos da EMPAER, Juscelino e Ricardo para avaliar as ações realizadas até o momento e atualizar o planejamento das ações em benefício dos produtores rurais do município de Conde.

Durante a reunião, o secretário Vinicius Pedroza destacou a importância das parcerias através de Acordos de Cooperação Técnica que já foram celebrados com a EMPAER e o INCRA, e os que estão para serem assinados com o Sistema OCB/SESCOOP-PB e a Prefeitura de Cabedelo. As parcerias são estratégicas para as ações planejadas pela SAP.

O secretário apresentou também os trabalhos que foram realizados pela pasta com foco no conserto das máquinas que foram entregues em péssimo estado de conservação para realizar os serviços à população, a exemplo da Retroescavadeira, Motoniveladora, Caçamba e tratores.

O gestor reiterou ainda que, “apesar das condições que recebemos o maquinário, com muito trabalho e dedicação de toda a equipe da SAP já foi possível realizar até o mês de abril  800 horas de cortes de terras, beneficiando 400 produtores de nosso município”, disse Vinicius Pedroza. E com relação às demandas atendidas pela SAP até o momento, destacou que já foram realizados 754 atendimentos diversos.

Com a regularização dos consertos e manutenções das máquinas, a SAP está concluindo os cortes de terras e realizando a manutenção das estradas na zona rural do município para melhorar os acessos e mobilidade da população rural, contribuindo, assim, para que outras ações da administração cheguem às comunidades, a exemplo da coleta do lixo, ações de saúde e da educação, bem como o escoamento da produção.

Mesmo com todos os desafios enfrentados, a SAP tem conseguido atender as necessidades das comunidades, em especial da população rural e segue planejando as próximas ações, a exemplo da realização de uma Censo Municipal da Agropecuária e da Pesca, que fornecerá informações para que as ações possam ser assertivas e trazer o resultado que todos esperam, melhorando a vida do homem do campo através da inclusão socioprodutiva.

O Técnico da EMPAER de Conde, Juscelino Araújo, parabenizou a equipe da SAP pela iniciativa da reunião que mostrou os avanços conquistados pela pasta, bem como as parcerias que já foram legitimadas e as que estão sendo formadas, por serem de extrema importância para o desenvolvimento da agricultura familiar e dos pescadores do município, como também nivelar todos os parceiros e colaboradores da secretaria nas ações a serem realizadas.

Secom Conde