Gestão financeira é essencial para longevidade das empresas

Cotidiano

Uma boa gestão financeira é um dos mais importantes procedimentos para o sucesso dos negócios. Por meio dela é possível planejar, analisar e controlar os movimentos financeiros da empresa. Tudo isso tem o objetivo de aumentar a margem de lucro, gerir os recursos de forma mais saudável e, por fim, expandir o valor patrimonial do negócio.

A necessidade da gestão financeira se faz clara quando olhamos os números da inadimplência empresarial no Brasil. Conforme pesquisa do Serasa Experian, 6,2 milhões de CNPJs foram negativados em 2020, o que representa 9,9% de crescimento em relação a 2019.

“A gestão financeira é de suma importância para a saúde da empresa e sua longevidade”, explica Fillipe Piomonte, diretor de Produtos do sistema YpControl. “Empresas que fazem a gestão financeira de forma eficiente e diária terão informações relevantes para ter mais poder de assertividade em suas tomadas de decisões”, acrescenta.

Sistemas de gestão financeira organizam fluxo da empresa

Uma das maneiras mais eficientes de manter o controle financeiro de um negócio é adotar um sistema de gestão para esse fim. Muitos empreendedores e empresários ainda realizam essa tarefa com planilhas, mas o tempo para realizar a atividade é longo e as chances de erro, maiores.

A adoção de sistemas informatizados de gestão financeira é, hoje, a melhor opção para quem quer manter as finanças organizadas e evitar problemas. “A adoção de sistemas de gestão permite reduzir custos com pessoal e planejar mais efetivamente um aumento de vendas e investimento na produção, por exemplo”, diz Fillipe.

O YpControl, por exemplo, permite a unificação de dados financeiros e contábeis em um só lugar, evitando o acúmulo de papéis e agilizando o trabalho de gestão. Com o sistema é possível, gerir o financeiro, ver o fluxo de caixa, emitir notas fiscais e boletos, fazer gestão de contratos, tudo integrado, evitando erros e retrabalho. Gestores, contadores e técnicos têm, assim, à disposição todos os dados que precisam para o planejamento e controle das finanças.

“O YpControl agiliza a rotina e otimiza os resultados ao automatizar processos como geração de boletos, emissão de notas fiscais e preenchimento de fluxo de caixa”, explica Fillipe. “Com esse controle e dados mais fiéis, a empresa tende a ter uma saúde financeira melhor e, consequentemente, uma longevidade maior”, conclui.

Pauta Comunicação