Mês do Meio Ambiente: Semam planta 100 mudas de coqueiro ao longo da orla de João Pessoa

Destaque Paraíba

A orla de João Pessoa ficará ainda mais bonita e ganhará 100 novos coqueiros. O plantio das árvores começou nesta sexta-feira (04) e será concluído neste sábado (05) como parte da programação da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), em alusão ao Mês do Meio Ambiente. Toda faixa litorânea da cidade, desde a praia do Bessa até a do Seixas, foi contemplada com ação.

“O plantio dos coqueiros na orla é uma ação da política ambiental, contribuindo para o conforto e a beleza da nossa paisagem. Até o fim do mês faremos ainda o plantio de árvores nativas, na recuperação de áreas degradadas e também áreas de parques públicos”, disse o secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira. A ação do plantio de coqueiros conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Ainda nesta sexta-feira (04), no perfil da Bica no Instagram (@parquedabica), às 15h, será feita um live, com o tema “Interação com os Animais – Recinto das Aves”. O debate será conduzido pelas equipes de especialistas do parque.

Programação alterada – Em respeito aos decretos estadual e municipal, que determinaram restrições de acesso à praia para evitar a disseminação da Covid-19, as demais atividades que estavam programadas, como passeio ciclístico e Tenda Verde, com distribuição de mudas, foram canceladas para evitar aglomerações.

O secretário de Meio Ambiente destacou que todas as atividades do Mês do Meio Ambiente foram repensadas, algumas canceladas, para evitar aglomerações. “Em respeito aos decretos estadual e municipal, estamos revendo nossas atividades. Vamos marcar o Mês do Meio Ambiente com o máximo de atividades on-line, evitando assim aglomerações. As atividades presenciais estão sendo promovidas com restrição de público, sempre respeitando o distanciamento social, com obrigatoriedade do uso de máscaras e também uso do álcool em gel”, concluiu.

A programação de domingo (6), que previa apresentação de arte circense no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), foi cancelada, já que o Parque estará fechado neste fim de semana. Na segunda-feira (7), às 8h, no Parque Parahyba II, serão feitas diversas ações, como o plantio de mudas de árvores nativas, lançamento da pedra fundamental do Viveiro de Rustificação do Parque. O local vai funcionar como um espaço para que sejam trabalhadas as mudas pequenas de árvores nativas. Segundo explicou o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Semam, “na rustificação as mudas pequeninas são fortalecidas, têm a possibilidade de crescerem, ficando no tamanho ideal para que possam ser distribuídas e plantadas em áreas urbanas ou outras localidades”.

Secom João Pessoa