Recicla Orla promove troca de materiais recicláveis por dinheiro nesta sexta em Copacabana

Brasil

Neste mês, o Recicla Orla, projeto criado pela concessionária Orla Rio em parceria com a startup de sustentabilidade Polen, vai ampliar a instalação de pontos de entrega voluntária de materiais recicláveis (PEVs) para todos os quiosques da zona sul carioca. A nova fase do projeto conta com o apoio do iFood, que será responsável por viabilizar a expansão da iniciativa.

O pontapé desta ampliação do Recicla Orla será a instalação do primeiro ponto de coleta em Copacabana, acompanhada de uma ação de troca de resíduos por dinheiro. O objetivo é mostrar, na prática, que o material tido como lixo também tem seu valor comercial. A cada quilo de material reciclável entregue serão pagos R$ 5 para quem depositar o material (limite de 10 quilos por CPF). A ação acontecerá nesta sexta (04), das 9h às 16h, no quiosque Botequim Carioca.

“O ato de sexta é uma ação simbólica para mostrar o quanto a nossa economia deixa de circular quando não é dado o devido tratamento aos resíduos que geramos. Queremos disseminar, ainda mais, a importância do descarte de materiais em locais apropriados e do trabalho de coleta e reciclagem, que beneficiam milhares de famílias e contribuem para a preservação do meio ambiente. O lixo gerado nas praias e orlas é extremamente perigoso, já que a maior parte acaba indo para os oceanos, prejudicando não só a biodiversidade marítima, como nós, que dependemos dela”, diz João Marcello Barreto, presidente da Orla Rio, concessionária que administra os quiosques entre o Leme e o Pontal.

Atualmente, existem 24 pontos de entrega voluntária nos quiosques das praias de Ipanema e Leblon, nos quais já foram coletadas mais de 150 toneladas de resíduos sólidos, evitando a emissão do equivalente a 86 toneladas de CO² no ambiente. Com a expansão do projeto, que só foi possível graças ao apoio financeiro do iFood e à parceria da Polen, todos os quiosques entre o Leme e o Mirante do Leblon funcionarão como pontos de coleta, aumentando para 56 o número de PEVs.

Após a instalação dos novos pontos de coleta e o fim da pandemia, com as praias voltando a ser frequentadas, a expectativa é recolher 200 toneladas de resíduos por mês.

“No iFood, temos a meta ambiciosa de zerar a poluição de plástico nas nossas operações de delivery até 2025. Tudo o que não conseguirmos evitar, iremos reciclar. Por isso, a parceria com o Recicla Orla é tão importante nesse processo”, comenta Gustavo Vitti, vice-presidente de Pessoas e Soluções Sustentáveis do iFood. “Estamos falando de centenas de toneladas de material reciclável e, juntos, vamos garantir a correta destinação”.

Com o Recicla Orla, todo esse material coletado nos PEVs será reciclado, retornando ao ciclo de produção. É uma revolução na maneira como os resíduos das praias e seu entorno são tratados hoje. Todo o processo de reciclagem é rastreável pela tecnologia blockchain, o que permite às empresas comprovar a realização da logística reversa e cumprir com a legislação em vigor.

Já a plataforma desenvolvida pela Polen possibilita que, tanto o cidadão que deposita seu lixo, como as empresas que adquirem créditos de logística reversa, saibam o destino dos resíduos coletados e no que se transformaram.

Assessoria de Imprensa