Gol pretende oferecer novos destinos e rotas complementares à sua malha atual no Aeroporto de Congonhas

Aviação Brasil

A GOL Linhas Aéreas Inteligentes S.A. (B3: GOLL4 e NYSE: GOL) (GOL ou “Companhia”), a maior empresa aérea do Brasil, anuncia hoje que celebrou um acordo para a aquisição da MAP Transportes Aéreos Ltda. (“Transação” e “MAP”, respectivamente), uma empresa aérea brasileira doméstica com rotas para destinos regionais e do Aeroporto de Congonhas em São Paulo. Essa operação reflete o compromisso contínuo da Companhia em expandir a demanda brasileira por transporte aéreo, em linha com o que sua Administração entende ser uma oportunidade diferenciada para consolidação racional no mercado local, à medida que a economia do país se recupera da Covid-19.

“Ao logo do último ano enfatizamos, consistentemente, que a GOL estava bem-posicionada para o crescimento no ciclo pós-pandêmico, decorrente da prudente gestão financeira e do nosso eficiente modelo operacional, que nos diferenciam no mercado”, disse Paulo Kakinoff, CEO. “Esta aquisição é um passo importante da nossa estratégia de expansão de malha e capacidade, à medida em que buscamos revitalizar a demanda por viagens aéreas de lazer e a negócios. Assim, a Companhia está investindo ainda mais no mercado de transporte aéreo regional com destaque para a região Amazônica, apoiando o desenvolvimento econômico local e fortalecendo as nossas operações no Aeroporto de Congonhas.”

A GOL vê três benefícios principais nessa transação:

• Expansão para Novas Rotas. A Companhia pretende oferecer novos destinos e rotas complementares à sua malha atual no Aeroporto de Congonhas, que proporcionarão maior leque de opções de voos e mais conveniência para os Clientes.

“Nós acreditamos que a malha da GOL é a opção mais atrativa para os Clientes, tanto a negócios como a lazer, em termos de custo, atendimento e frequência de voos”, disse Edu Bernardes, Diretor Vice-Presidente de Vendas e Marketing.

• Maior Densidade de Oferta de Assentos a Mercados Historicamente Sub-ofertados. Além de expandir para novas rotas, a Companhia disponibilizará uma oferta de assentos por voo substancialmente maior que a atualmente disponível pela MAP para esses mercados. Os ATRs serão substituídos por aeronaves maiores e mais eficientes, dando continuidade à estratégia regional da GOL, que hoje opera com 23 Boeing 737-700 – um modelo que pode ser substituído por outro tipo de aeronave ainda mais eficiente no futuro.

“Por meio da operação de aeronaves maiores e mais modernas nessas rotas, a Companhia aumentará a oferta de voos e assentos em um dos principais mercados do país,” disse Celso Ferrer, Diretor Vice-Presidente de Operações.

• Aperfeiçoando as Operações Eficientes. Com custos unitários entre os mais baixos do mundo, a GOL oferecerá maior eficiência com essas novas operações em Congonhas. Esses menores custos permitirão que a Companhia pratique tarifas mais competitivas em relação a qualquer concorrente no Brasil, que tipicamente servem esses mercados com aeronaves menores e menos eficientes, provendo benefícios de escala decorrentes das operações da GOL.

“A Transação é mais um exemplo de que a Companhia está pronta para retomar seu crescimento sustentável e investimentos no transporte aéreo brasileiro, suportados por custos operacionais substancialmente mais baixos que os da concorrência,” acrescentou Richard Lark, Diretor Vice-Presidente Financeiro.

Termos e Condições da Transação. A MAP será adquirida por R﹩28 milhões em dinheiro e ações, a ser pago após o cumprimento de todas as condições precedentes, composto por 100.000 ações GOLL4 a R﹩28 por ação e R﹩25 milhões em dinheiro a serem pagos em 24 parcelas mensais. No fechamento, a Companhia assumirá até R﹩100 milhões de compromissos financeiros da MAP. A conclusão da Transação está condicionada a determinadas condições precedentes, incluindo aprovações e confirmações pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Assessoria de Imprensa