1ª edição do Prêmio WIENBIER anuncia grande vencedor e lança sua cerveja American Pale Ale no mercado

Cotidiano

Após receber mais de 560 inscrições de cervejeiros amadores de todo o País, a primeira edição do Prêmio Wienbier revelou na sexta-feira (11) seu grande vencedor. O assistente administrativo Marco Ferraz, de 31 anos, com sua receita exclusiva de American Pale Ale, leva para casa o troféu de Cervejeiro Caseiro Wienbier 2021. O carioca assinará a Wienbier nº 60, produzida pela cervejaria NewAge, que chega ao mercado nos próximos meses. 

Morador do bairro de Vila Isabel, terra do sambista Noel Rosa, no Rio de Janeiro, o grande vencedor fez um curso sobre cerveja artesanal em 2015 e, desde então, segue criando receitas em casa, a partir do método Brew in Bag (chamada de “Saco de Malte” em português), e utilizando apenas uma panela.

Ele se divide entre o emprego de assistente administrativo em um hospital da cidade e sua paixão pela produção caseira, chegando a fazer até petiscos com o malte da cevada de suas brassagens. Tornando-se campeão do concurso, leva para casa, além do troféu, uma cervejeira abastecida com todos os produtos da linha Wienbier, um cartão de  débito no valor de 10 mil reais, um curso EAD na Escola Superior de Cerveja e Malte e uma exclusiva visita à cervejaria NewAge, onde poderá acompanhar o passo-a-passo para produção da sua receita vencedora.

“Foi muito tempo para chegar até aqui, muito malte que cozinho há anos naquela panela. Agora estou ansioso para ver minha cerveja no mercado!”, comemora Marco, que declara-se fã das latas de alumínio: “O envase de cerveja em lata eu acho excelente, primeiro porque conserva melhor a bebida, não deixa entrar luz e tem a questão da sustentabilidade, porque a embalagem pode ser reciclada várias vezes”, conta.

Outros premiados

O Prêmio Wienbier 2021 ainda celebrou as receitas de outros dois grandes cervejeiros amadores. O auxiliar administrativo Leonardo  Tassoni, de Pirassununga, São Paulo, recebeu o segundo lugar da competição, com sua APA. Durante a pandemia de COVID-19, decidiu estudar sobre cerveja, reuniu suas panelas de feijoada em casa e construiu uma panela Single Vessel caseira, e em seis meses já estava participando do seu primeiro concurso entre cervejeiros amadores  de todo Brasil, um exemplo de dedicação e criatividade.

Leonardo ganha uma cervejeira abastecida com toda a linha Wienbier, um cartão de débito no valor  5 mil reais, além de um curso EAD na Escola Superior de Cerveja e Malte. “Feliz demais, um curso desse aqui vai abrir os horizontes para mim, conhecimento é o que faz a cerveja ficar boa”, comemora.

O médico anestesista Humberto Katsuji Tango, de Mogi das Cruzes, São Paulo, conquistou o terceiro lugar com sua American Pale Ale, feita somente com ingredientes brasileiros. A partir de um curso de cervejeiro caseiro, realizado em 2014, Humberto vem produzindo novas receitas na varanda de seu apartamento, em uma panela Single Vessel.

“Caprichei nessa cerveja, utilizei insumos frescos, o lúpulo foi colhido em 2021, em um vizinho meu.” Além da cervejeira , Humberto foi premiado com um cartão de débito no valor de mil reais e uma visita à cervejaria da NewAge.

Realizado pela Cervejaria NewAge, o concurso contou com a parceria do VADELATA, movimento em prol da lata de alumínio, a embalagem mais amiga do meio ambiente,  da Agrária Malte, maior produtora de malte do Brasil e  Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), a primeira instituição de ensino superior da América Latina focada exclusivamente no setor de bebidas.

Iniciada em fevereiro deste ano, a competição foi realizada nas redes sociais da Wienbier e do VADELATA, e comandada por um time de influenciadores apaixonados pelo assunto: Maria Cevada (@mariacevada), Homem Cerveja (@homemcerveja), Priscilla Colares (@pricolares_), Mau Vilela (@maubeers) e João Freitas (@joao.ryb) avaliaram as receitas junto com uma equipe técnica e selecionaram as melhores cervejas . Os rótulos dos 05 finalistas foram produzidos no Can Experience, o mais completo centro gráfico para impressão de latas do mundo, desenvolvido pela Ball, criadora do movimento VADELATA.

Como todo o portfólio de cervejas Wienbier, a embalagem da grande ganhadora é a lata de alumínio, já que é 100% e infinitamente reciclável e, no Brasil, possui uma incrível taxa de reciclagem de 97,4%. Isso significa que, ao ser descartada corretamente, a lata de alumínio retorna às prateleiras como uma nova lata em apenas 60 dias, um perfeito exemplo de economia circular. Além disso, é conveniente, prática e segura, já que é leve, gela mais rápido, não se fragmenta ao cair e protege a bebida dos raios UV, preservando o sabor do envase.

Consumidores poderão degustar a Wienbier nº 60 muito em breve: a previsão é de que o produto esteja no mercado a partir de setembro deste ano, envasado em latas de 710ml e 473ml. Já os cervejeiros amadores podem começar a testar suas receitas – devido ao sucesso do concurso, espera-se uma nova edição do Prêmio Wienbier ainda em 2022.

Edelman