Porto de Cabedelo está apto para operar o Pátio Regulador de Truckcenter para reduzir filas de caminhões na cidade

Brasil

O Porto de Cabedelo recebeu nesta sexta-feira (18) o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Jurídica (EVTEAJ) e, com isso, está apto para implantar e operar o Pátio Regulador de Caminhões, o Truckcenter. A implantação do empreendimento tem como objetivo reduzir a formação de filas de caminhões na cidade de Cabedelo, aprimorando a gestão dos fluxos, diminuindo o estacionamento irregular nas vias do entorno do Porto e de seus terminais, proporcionando melhor eficiência nas operações portuárias. 

Essa ação integra o Programa de Parceria Público-Privada (PPP) do Governo da Paraíba, contribuindo para modernização do Porto de Cabedelo. Com a finalização do estudo, o próximo passo desse processo é a publicação de um edital para contratação, por meio de licitação, de uma empresa para construção do empreendimento.

Durante a apresentação do EVTEAJ, estiveram presentes o Secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins, e Deusdete Queiroga, Secretário de Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente.

“O Porto de Cabedelo está partindo para regularizar um problema histórico, e com o aumento das operações, a tendência é aumentar o fluxo de caminhões. Dessa forma, o Truckcenter será responsável pela ordenação do trânsito e pela melhor eficiência das operações do Porto, de forma que teremos um espaço para os caminhoneiros se instalarem e estacionarem. Isso vai trazer mais segurança e eficiência nas operações”, declarou a diretora-presidente do Porto de Cabedelo, Gilmara Temóteo.

O projeto será composto por uma área pavimentada para estacionamento de caminhões, com espaço destinado ao funcionamento de restaurantes, lanchonetes e banheiros para os caminhoneiros, além de outros serviços. A instalação do empreendimento vai gerar cerca de 30 empregos diretos e eliminar as filas de caminhões, contribuindo para uma melhor relação Porto-Cidade.

O Truckcenter ficará localizado no interior da poligonal do Porto Organizado de Cabedelo, na Retroárea do Jacaré. A estrutura terá capacidade para 140 caminhões, restaurante e área de apoio com 300m², duas edificações para administração e salas para locação, vias com circulação interna e estacionamento de veículos de passeio.

Secom Paraíba