Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no Recife (PE), está restaurada e aberta ao público

Brasil

Com ornamentação de encher os olhos, há quase três séculos a Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares é símbolo de fé, cultura e identidade para os recifenses. Após obra estrutural encerrada em 2018, os elementos decorativos do templo também acabam de ser restaurados. 

O templo foi entregue à população em evento neste sábado (19). Na ocasião, estiverem presentes o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto; o Secretário Especial da Cultura Mário Frias; a presidente do Iphan Larissa Peixoto; o superintendente do Iphan em Pernambuco Rogério Henriques; o Bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife  Dom Limacêdo Antônio da Silva, entre outras autoridades.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, investiu aproximadamente R$ 14,4 milhões no monumento. A obra civil incluiu melhorias arquitetônicas e estruturais. Agora, as intervenções contemplaram higienização, desinfestação, imunização, consolidação da talha, conservação e restauro de todos os bens integrados da igreja.

As melhorias devolveram as cores barrocas ao monumento, encobertas por sucessivas camadas de tinta branca. Ao longo dos trabalhos, descobertas centenárias vieram à tona: nos dois painéis sacros localizados na parede do cruzeiro, acima dos altares laterais, foram reveladas pinturas do século XVIII sob as pinturas do século XIX. Após o registro e a retirada das obras de arte mais recentes, as pinturas do século XVIII voltaram a adornar a edificação depois de séculos escondidas.

Localizada no bairro de Santo Antônio, Centro do Recife (PE), trata-se de um dos primeiros monumentos a ser tombado pelo Iphan: a proteção veio em 1938, com a inscrição no Livro de Belas Artes do Instituto. Considerada por entusiastas do Patrimônio Cultural como uma joia do estilo barroco, o templo começou a ser construído por volta de 1722 e concluída em 1804, com a finalização da torre e dos sinos.

Entre distintos elementos que cativam o olhar, chama a atenção o forro do templo. Considerado o mais ornamento do Recife, mescla talha dourada com esculturas e pinturas de tonalidades fortes. Pintado em tábuas, o forro do coro (nártex) apresenta um painel histórico da Primeira Batalha dos Montes Guararapes. O embate consistiu em enfrentamentos entre as forças portuguesas e holandesas pelo controle de boa parte da região Nordeste do Brasil. Tombado pelo Iphan em 1961, o Parque Histórico Nacional dos Guararapes foi palco de um dos mais importantes episódios da história nacional: a Batalha dos Guararapes (1648 -1649).

As melhorias na Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares prometem alavancar ainda mais o turismo na capital pernambucana. Parada incontornável no roteiro de turistas brasileiros e estrangeiros pelos monumentos recifenses, o templo está mais preparado para receber visitantes. Com reações em cadeia, o aumento do turismo tende a fortalecer a economia e a gerar renda para a população local.

O Iphan em Pernambuco
O Instituto tem trabalhado em uma série de ações para o Patrimônio Cultural edificado em Pernambuco. Nos últimos anos, já foram mais de R$ 38,5 milhões investidos em obras em Recife, Olinda e Fernando de Noronha.

Além da restauração completa da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares, no Recife já foram concluídas as obras civis das Igrejas Matriz de Santo Antônio e São Pedro dos Clérigos. Atualmente encontra-se em execução o restauro dos bens integrados desta última, bem como a restauração da coberta da Igreja de São José do Ribamar.  Mais novidade a caminho: está em andamento o processo licitatório para contratação das obras dos bens móveis e integrados da Igreja Matriz de Santo Antônio. Na cidade também se encerrou, em 2020, a requalificação do terreiro de Pai Adão.

Assessoria de Comunicação Iphan