Cidades paraibanas promovem lives e decoram praças para comemorar o São João

Destaque Paraíba

O São João sem fogueira, fogos, forró e quadrilhas juninas não é São João, principalmente, no Nordeste. A pandemia da Covid-19 não vai impedir que o período mais festivo da região passe em branco e, como aconteceu no ano passado, haverá festa sim, mas com as pessoas dentro de casa e mantendo o distanciamento. Algumas das maiores festas juninas da Paraíba já estão confirmadas no formato de ‘lives’. É o caso de Campina Grande, que promove o Maior São João do Mundo. Vai ter até fogueira em um dos pontos mais movimentados da cidade: Açude Velho, onde, na sexta-feira (11), foi acesa uma fogueira virtual cenográfica, oportunidade em que foi dado o início da contagem regressiva para a grande festa do próximo ano.

A fogueira virtual foi acesa por meio de uma ‘live’, direto do batizado ‘Istúdio Munganga’, instalado no Museu dos Três Pandeiros, com transmissão via Instagram. Esse acontecimento foi um dos atrativos dos festejos juninos de Campina Grande, que já programou uma série de ‘lives’ com shows ao vivo com as presenças de muita gente boa de música local e até as presenças garantidas de Elba Ramalho, da paraibana de Campina Grande, e a campeã do BBB2-21, Juliette Freire, que anunciou a vinda e uma participação especial no show com Elba. Um momento emblemático.

Em Matinhas, conhecida como a ‘terra da laranja’, as vias públicas e praça principal começam a ser decoradas com bandeirolas e balões, para uma festa que será na casa das pessoas. De acordo com a prefeitura, a ideia é passar uma mensagem de otimismo e de que tudo vai passar. “Aos poucos estamos enfeitando nossas ruas com o objetivo de deixá-las mais alegres nesse mês tão querido por todos os nordestinos”.

Em Areia, a prefeitura decidiu não realizar festas públicas, mas, seguindo o que está acontecendo na maioria das cidades paraibanas, o setor privado também está incentivando a população a enfeitar as suas casas para deixar o clima junino mais pomposo. A Associação de Turismo Rural e Cultural de Areia (Atura) decidiu colocar decorações juninas em diversos equipamentos comerciais, a exemplo de restaurantes, bares, lojas e até em pousadas e hotéis.

A empresária Maria Júlia, proprietária do Engenho Triunfo, em Areia, disse que não se pode deixar os festejos juninos passarem em branco, principalmente, em um momento em que as pessoas precisam de um pouco de alegria, representado pelas festas do período. O São João sempre foi a marca registrada do Nordeste e a Atura pretende manter essa chama acesa, mesmo que seja de uma forma simbólica.

Em Bananeiras, muitas casas foram decoradas com as bandeirinhas e balões, mas a secretária de Turismo, Karina Leon, afirmou que, por conta do decreto do Governo do Estado, decidiu por não realizar qualquer atividade que gere aglomeração. A cidade é uma das mais concorridas no período junino e, mesmo sem festa, a secretária acredita que os turistas devem procurar a região para passar o São João em casas, inclusive, aquelas que residem em outras cidades e têm residências em condomínios. “Vamos pensar em uma grande festa no próximo ano, sem pandemia”, disse.

Na pequena Duas Estradas, no brejo paraibano, a cidade teve as principais ruas decoradas com motivos junino. Em especial, a antiga estação ferroviária que é o principal cartão portal de Duas Estradas. A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, disse que a alegria e descontração dos festejos juninos na Paraíba devem ser manifestadas nas casas da população. Ela entende que o momento é difícil para todos, mas é necessário ser otimistas. “Vamos curtir as lives juninas em casa, sem aglomeração, e acreditar que no próximo ano será tudo diferente. O São João é um dos nossos maiores carro-chefe para atrair turistas e não podemos perder esse filão”, pontuou a executiva.

Assim como no ano passado, em 2021, os festejos juninos em Campina Grande irão ocorrer virtualmente.  A primeira ‘live’ foi realizada no dia 12 (Dia dos Namorados) e as próximas estão confirmadas para 19, 23, 24, 26 e 29 de junho.

Genival Lacerda vai ser homenageado

O forrozeiro Genival Lacerda, falecido em janeiro de 2021, vai ser um dos homenageados pelo São João de Campina Grande, sua cidade natal. Em vida, Genival foi homenageado em 2011. Na época, o cantor paraibano radicado em Pernambuco, disse ter uma relação muito intensa com a festa campinense. Outro forrozeiro famoso que vai ser homenageado é Dominguinhos. O evento virtual está agendado para o dia 17 de junho com as presenças virtuais de 40 artistas convidados. A data marca os oito anos da morte do artista. Estão confirmadas as participações de artistas como Flávio José, Santanna, Waldonys e Liv Moraes, filha de Dominguinhos. QR Code será disponibilizado na tela para que os internautas possam realizar doações ao Hospital da FAP, em Campina Grande, referência em tratamentos contra o câncer na Paraíba.

Homenagem a Juliette Freire

Juliette Freire, campeã do “Big Brother Brasil 21”, vai ser homenageada no São João 2021 de Campina Grande com uma vila, que receberá o nome dela.  Natural de Campina Grande, a paraibana chegou a falar sobre os festejos da cidade, conhecidos como o “Maior São João do Mundo” durante o reality. “A economia gira em torno disso, as pessoas montam barraca lá, passam um ano planejando [o São João]”, disse em uma edição do programa. O espaço está sendo montado na Vila Sítio São João, local de onde os shows com artistas nordestinos serão transmitidos pela internet. De acordo com a secretária de desenvolvimento econômico de Campina Grande, Rosália Lucas, Juliette também será homenageada de outras formas, durante a programação, mas ainda não adiantou como.

Fonte: Assessoria de Imprensa