Projeto Caminhos das Ararunas promove oficina de sinalização turística em Araruna-PB

Destaque Paraíba

A coordenação do projeto Caminhos das Ararunas promoveu, neste sábado (19) e domingo (20), uma oficina de sinalização turística em áreas naturais no município de Araruna-PB. A ação, que contou com a parceria da Secretaria Municipal de Turismo e voluntários, reuniu estudantes do curso de turismo da rede estadual de educação, condutores, profissionais da área e lideranças de comunidades rurais. A ideia é capacitar um grupo de pessoas para a sinalização da trilha regional, registrada na Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.

Os encontros foram ministrados pelo geógrafo e especialista em gestão ambiental, Rogério Ferreira. A primeira parte da oficina abordou a teoria da sinalização em corredores ecológicos, de modo que foram apresentados os modelos e cores das setas, técnicas de marcação e locais apropriados para a sinalização. A segunda etapa ocorreu no Cânion da Serra Verde, um dos principais cartões postais de Araruna. Os participantes observaram e puderam ter a experiência da marcação de setas informativas, além de que receberam orientações sobre boas práticas em atividades turísticas na natureza.

De acordo com o coordenador da trilha Caminhos das Ararunas, Ricardo Câmara, o evento foi o primeiro passo para a consolidação de um projeto que trará inúmeros benefícios ao município. “A sinalização é um fator indispensável para a formatação dessas trilhas de longo curso. Demos um passo determinante para a implantação da Caminhos das Ararunas, que conectará diversas áreas de preservação e estimulará o desenvolvimento das comunidades locais por meio do turismo”.

A expectativa é que a trilha regional seja inaugurada no dia 10 de julho, data em que se comemora os 145 anos de emancipação política do município. Com a inserção do município na Rede Brasileira de Trilhas, Araruna se torna o primeiro da Paraíba e um dos primeiros do nordeste a fazer parte da Rede.

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso

Criada em 2018, a iniciativa conta, atualmente, conta com 3.500 quilômetros de trilhas cadastradas em 22 unidades federativas. A Rede foi implementada por meio de uma portaria conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Turismo.

As trilhas possuem uma marca, formada por elementos característicos de cada região inscritos dentro de uma “pegada de bota”. O símbolo é usado nos corredores ecológicos para demarcar a direção correta da trilha. A sinalização com a bota amarela representa o percurso mais leve, enquanto a bota preta indica maior grau de dificuldade.

Para mais informações: caminhosdasararunas@gmail.com.
Instagram: @caminhosdasararunas.

Assessoria de Imprensa