Antigo aeroporto de Parnamirim é roteiro cultural da aviação e será transformado em Centro de Convenções

Brasil Fábio Cardoso

A história da aviação brasileira se mistura com a história da cidade de Parnamirim, no Rio Grande do Norte, mas, antes de começarmos a falar sobre esse tema, primeiro falaremos de um projeto que tentará resgatar a imponência do Aeroporto Augusto Severo, que foi desativado em 2014 e devolvido à Força Aérea Brasileira, voltando a operar exclusivamente com aviação militar. O equipamento foi então substituído pelo Aeroporto Internacional Governador Aluízio Alves, localizado em São Gonçalo do Amarante, Região Metropolitana de Natal – uma das obras erguidas para a Copa do Mundo de futebol, realizada no Brasil.

Após o retorno às mãos da FAB, a prefeitura da cidade decidiu utilizar o equipamento para contar a história da aviação nacional, especialmente, com a participação decisiva do Rio Grande do Norte. Foi então criado o CCTV – Centro Cultural Trampolim da Vitória. O espaço utiliza as instalações do antigo Aeroporto para narrar por meio de fotos, registros históricos, documentos, capacetes, agasalhos, fardamentos, medalhas, modelos de aeronaves, simuladores de voo 3d, televisões, espaço interativo, fluxogramas e uma série de itens que remontam a Segunda Grande Guerra Mundial.

Com a desativação do Augusto Severo, a prefeitura de Parnamirim perdeu um incalculável volume de recursos oriundos da movimentação de público no equipamento, O aeroporto já foi o quarto maior do Nordeste em número de passageiros e o 19º mais movimentado do Brasil. A perda de empregos supera mais de dois mil pessoas, que deixaram de ter renda e tiveram que buscar outras alternativas de sobreviver. Houve um caos social que teve que ser contornado com muita coragem e sofrimento.

Para incrementar economicamente o aeroporto, a prefeitura está a vias de iniciar um projeto de implementação de um Centro de Convenções, para colocar a cidade no mapa de grandes eventos nacionais. Na esteira desse projeto, a ideia é abrir um centro comercial, igualmente, aproveitando a estrutura do aeroporto. 

De acordo com o secretário de Turismo de Parnamirim, Daniel Américo, a história da aviação nacional com a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial passa pela cidade e o Centro Cultural Trampolim da Vitória conta essa história de uma forma bem resumida, passando conhecimento para os mais novos e provocando emoção para quem foi personagem desses momentos. “Muitos que visitam revelam que foram testemunha de muitos acontecimentos”, revela o secretário.

Todo o acervo exposto do Centro Cultural é um misto de doações de familiares dos militares que participaram diretamente no front. Há peças que remetem à grande guerra, que teve a participação dos militares brasileiros. Há cartas, registros de jornais da época, muitas fotos originais e documentos que detalham essas histórias. Há uma sala de vídeo onde as pessoas podem assistir filmes antigos.

Uma visita ao Centro Cultural Trampolim da Vitória é um passeio pelo tempo que precisa ser visto por todos. Atualmente o equipamento tem recebido pequenos grupos por conta da pandemia da Covid-19. Antes da pandemia, havia uma movimentação diária de mais de 500 pessoas, muitas delas estudantes e historiadores. É preciso que os guias de turismo coloquem o equipamento como roteiro da cidade.

Fábio Cardoso

(*) O Turismo em Foco conheceu o Centro Cultural Trampolim da Vitória a convite da Empresa Potiguar de Turismo, participando do famtrip organizado em parceria da jornalista Cristina Lira.