Grande Barreira de Corais da Austrália enfrenta rebaixamento como Patrimônio Mundial pela ONU devido ao clima

Mundo

O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) emitiu uma recomendação para inscrever a icônica Grande Barreira de Corais da Austrália na Lista do Patrimônio Mundial em Perigo, principalmente devido aos impactos da mudança climática.

relatório (Página 86) observa com “extrema preocupação e pesar” que as perspectivas a longo prazo para o ecossistema se deterioraram de “pobre” para “muito pobre” e que este sofreu significativamente com eventos de branqueamento em massa de corais em 2016, 2017 e 2020. O documento observa ainda que a mudança climática continua sendo a ameaça mais grave para o recife.

De acordo com o economista Nicki Hutley, do Climate Council, o valor econômico, social e icônico do recife é estimado em US$ 56 bilhões. A Grande Barreira de Corais sustenta 64.000 empregos e contribui com US$ 6,4 bilhões anuais para a economia australiana.

A Austrália é um dos países menos ambiciosos do mundo em conter a mudança climática, de acordo com o Relatório de Transparência Climática .  O estudo afirma que o país é um dos maiores exportadores de combustíveis fósseis, tem uma das maiores emissões de gases de efeito estufa per capita do mundo e não está reduzindo as emissões com rapidez suficiente para cumprir o Acordo de Paris. A análise observa também que a Austrália é uma das últimas grandes economias a não se comprometer com uma meta líquida de zero até 2050.

O ex-operador de mergulho em recifes Tony Fontes enfatizou que a última coisa que os australianos querem ver é a Grande Barreira de Corais perder seu status de Patrimônio Mundial. “Mas se nosso governo não tomar medidas, é isso que vai acontecer”, diz o mergulhador, que também é porta-voz do Conselho de Conservação de Whitsundays.

“Qualquer pessoa apaixonada pelo recife, e isso inclui toda a indústria do turismo, tem falado ao governo sobre sua falta de política para a mudança climática. Agora estamos vendo o governo ser responsabilizado por sua inação”, afirma Fontes.

“A perspectiva de perder o status de Patrimônio Mundial para o nosso recife será um enorme choque para muitos australianos, mas é uma mensagem poderosa de que nosso governo precisa urgentemente aumentar sua ambição climática”, afirmou Richard Leck, chefe do setor de Oceanos do World Wide Fund for Nature-Australia.

Para o consultor ambiental da Sociedade Australiana de Conservação Marinha, Imogen Zethoven, o relatório da UNESCO deixa claro que manter o aumento da temperatura global a 1,5C é um limite crítico para o recife. “Mas os índices climáticos da Austrália são mais consistentes com um aumento de 2,5-3,0 C na temperatura média global – um nível que destruiria a Grande Barreira de Corais e todos os recifes de coral do mundo”, afirma.

Assessoria de Imprensa