Ter orgulho da própria identidade é essencial para o ser humano em todos os aspectos de sua vida, seja no âmbito pessoal ou profissional. Muitas vezes, a importância desse orgulho é esquecida quando a luta por ele é deixada de lado. É por isso que junho, que se encerra nesta sexta-feira (30), marca o Mês da Visibilidade LGBTQ+, comemorado anualmente e exaltando a relevância dessa comunidade.
Durante o mês, são realizadas diversas campanhas que envolvem a temática LGBTQ+ e a luta constante para alcançar um mundo mais justo e igualitário para os membros da comunidade. Porém, esse deve ser um trabalho não apenas restrito a um mês do ano. O que as empresas têm feito para demostrar seu apoio à comunidade LBGTQ+? Quais medidas são tomadas diariamente para garantir a dignidade e segurança para os membros da comunidade na vida profissional?
A American Airlines, há muitos anos, decidiu construir um ambiente de trabalho seguro e saudável para a comunidade LGBTQ+ por meio de diversas ações, sendo reconhecida como a primeira grande companhia aérea dos EUA a proteger funcionários LGBTQ+ ao incluir identidade de gênero e orientação sexual nas políticas de não discriminação no local de trabalho. Ao apoiar iniciativas de defesa da comunidade LGBTQ+, incluindo a oposição às leis anti-LGBTQ nos níveis estadual e federal, a American cria um ambiente inclusivo e de apoio para os membros das equipes e clientes.
Uma evidência da importância do trabalho realizado pela American é o reconhecimento pela Human Rights Campaign (HRC), com a classificação mais alta possível no prestigioso Índice de Igualdade Corporativa 2021 (CEI). A American foi a única companhia aérea a atingir pontuação máxima quando o CEI foi lançado, em 2002, e a única companhia aérea a receber pontuação máxima todos os anos desde o início do prêmio. O CEI é nacionalmente reconhecido nos Estados Unidos como uma referência, avaliando as principais empresas do país quanto à inclusão de funcionários LGBTQ+ e parceiros.
Esses esforços de suporte à comunidade não ficam centrados apenas no país de origem da American Airlines, como também impactam ações em demais localidades, inclusive o Brasil. Um exemplo é a adoção em terras brasileiras do PRIDE, um dos grupos criados pelos próprios funcionários da American Airlines – os chamados Employee Business Resource Group (EBRG) – que tem como intuito construir um ambiente seguro para membros da comunidade LGBTQ+ e aliados.
“Saber que serão amparados e que terão a liberdade para se expressar da maneira como realmente são faz toda a diferença para os funcionários da American”, diz Bruno Gonçalves, presidente do PRIDE no Brasil. “É revigorante perceber o quão relevante o grupo se tornou, não apenas para os integrantes da comunidade LGBTQ+ que trabalham na American, como também para todos os que participam das nossas iniciativas.”
O PRIDE conta com grupos de apoio psicológico, médico, e quaisquer outras necessidades que os membros apresentem, além de já ter realizado ações de solidariedade e eventos de conscientização. Um deles foi a participação no Bloco da Mama, no carnaval de 2020. Os funcionários foram convidados a participar e todos os que compareceram ganharam uma camiseta personalizada da American Airlines PRIDE. A dona do bloco, inclusive, é o ex-executivo da American Airlines Fernando Magrin, conhecido não só pelo seu trabalho de anos na companhia, como também por dar vida à drag queen Mama Darling.
Os esforços da American Airlines por mais diversidade, equidade e inclusão da comunidade LGBTQ+ continuam, e não apenas no mês de junho, mas todos os dias, pois o orgulho não deve ser passageiro, e sim piloto.
Assessoria de Imprensa