Primeira piscina de ondas em um condomínio no Brasil será inaugurada em julho no interior de São Paulo

Cotidiano

A importância dos equipamentos de lazer como âncora no desenvolvimento de produtos imobiliários já foi destaque aqui no blog. No entanto, o caso do condomínio Fazenda da Grama leva o lazer em condomínios fechados a outro patamar com a instalação de uma praia particular para os seus moradores. Dos sócios Caio Segall, João Amorim, Raul Amorim e Oscar Segall, a Praia da Grama, instalada no condomínio Fazenda da Grama, em Itupeva, interior de São Paulo, será entregue aos moradores em julho de 2021.

Com investimento de R$ 160 milhões, a praia artificial ocupa uma área de aproximadamente 100 mil m² entre piscina e orla. “Esse é um sonho que nasceu 30 anos atrás quando eu já trabalhava como incorporador imobiliário e tinha o surfe como paixão, que persiste até hoje. Esta é a primeira piscina de ondas do País, uma praia particular em meio a uma área verde, próxima da capital”, conta Oscar Segall, CEO da KSM Realty que se uniu a Wavegarden Company para a implantação da tecnologia, que recria um mar com ondas perfeitas.

A uma hora de São Paulo, o complexo praiano completo fica no empreendimento Fazenda da Grama. A fase 3 do projeto, que tem a praia artificial em seu escopo, está completamente comercializada e entregue. A fase 4, com novos 121 lotes, será oficialmente lançada em breve e deve repetir o sucesso de vendas das outras fases. Essa é a primeira vez no mundo que a Wavegarden Company, que detém a melhor tecnologia do mundo para a criação de praias artificiais com ondas, entrega uma piscina como a da Praia da Grama.

Praia para todos

Praia da Grama, com orla de areia de quase um quilômetro de extensão, foi pensada para unir os interesses de todos, não apenas de entusiastas do surfe ou surfistas profissionais. Por isso, foi recriado um ambiente de praia com areia, ondas, beach volleyball, beach tennis, “piscinas naturais” e piscina com raia de 25 metros. Praticamente tudo aquilo que se faz em uma praia no litoral, é possível fazer na Praia da Grama – exclusiva para os moradores do empreendimento e seus convidados.

“Pesquisamos diversas tecnologias, diversas maneiras de implantar a piscina de ondas. Em diversos casos notamos que outras tecnologias de criação de ondas artificiais eram destinadas exclusivamente aos surfistas profissionais. Na Praia da Grama a tecnologia Wavegarden produz diversos tipos de ondas, que atendem desde crianças que queiram aprender o surfe, até adultos iniciantes ou amadores e também os profissionais”, explica Segall.

Além da faixa de areia, a Praia da Grama conta com 28 mil metros quadrados de espelho d’água que fazem o “mar”, além de diferenciais exclusivos, como areia que não esquenta, isso sem contar a grande área de vegetação nativa da mata atlântica que completam o clima tropical que replica a serra do mar. Toda essa infraestrutura está implantada em uma área total de aproximadamente 100 mil m². Serão 30 tipos de ondas, dos tipos tubular, manobrável, com junção para prática do aéreo (manobra de altíssimo nível de dificuldades), para quem já surfa, ondas mais tranquilas para iniciantes e marolas para as aulas na escolinha. O “mar” da Praia da Gama faz 900 ondas por hora e tem capacidade para cem pessoas ao mesmo tempo.

Mitigando os riscos

Um projeto desse porte, que exige um altíssimo investimento, traz muitos riscos, daí a importância de um estudo de mercado e dimensionamento de demanda. O Condomínio Fazenda da Grama foi lançado em 2004, pela Jaguari Comercial e Agrícola e pela Terras Novas Administração e Empreendimentos, e unia diversos dos equipamentos de lazer mais procurados em empreendimentos de luxo como campo de golfe, hípica, agroflorestal, lago para esportes náuticos, além de quadras poliesportivas, restaurantes, spa e playground.

Segundo Oscar Segall, em 2014, com a popularização do surfe no Brasil, surgiu a ideia de aproveitar uma grande área do condomínio. “Imaginamos como seria ter uma praia privativa, com ondas e uma tecnologia inovadora, próxima a São Paulo, que se unisse a todos os outros equipamentos de lazer”, comentou.

Para que o sonho fosse viabilizado, a Urban Systems realizou o estudo de dimensionamento de demanda que surpreendeu os empreendedores. Além da grande demanda, o equipamento de lazer iria valorizar muito o m² do condomínio. “Falamos com a incorporadora e fizemos uma parceria para as fases 3 e 4 do empreendimento. Fizemos uma pesquisa muito apurada sobre a tecnologia e a Urban Systems nos ajudou com o dimensionamento da demanda e de preços”, explicou.

Segall destaca que, o estudo, foi o maior mitigador de riscos do projeto, uma vez que demonstrou sua viabilidade e uma demanda reprimida. “O sucesso de vendas é a prova da importância desse estudo. Além disso, nos deu segurança como investidores e à incorporadora original do projeto. Também fez sentido a instalação da piscina de ondas, por trazer uma infraestrutura democrática, que beneficia toda a família com restaurantes, academia, piscina coberta, spa, bar, salão para eventos, quadras de beach-tênis e beach-vôlei. Para nós, não estávamos vendendo ‘metros quadrados’ apenas, vendemos sonhos para as pessoas”.

Elaborado por meio de levantamento de dados, estudos de oferta imobiliária, entendimento do mercado de nicho específico (surfistas de alta renda) e análises cruzadas o estudo de potencial de mercado para o Praia da Grama contou ainda com etapa comportamental, com a realização de entrevistas em profundidade com público target, onde foi possível apresentar conceitos e imagens elaboradas pelos desenvolvedores e identificar não apenas a aceitação do projeto, conceito e produtos, mas também identificar a valorização do condomínio Fazenda da Grama ao implantar a infraestrutura do Praia da Grama. “O resultado da pesquisa trouxe uma demanda de 9 vezes a minha oferta. A pesquisa testou valores de R$ 800 a R$ 1000 e as pessoas aceitaram, entendendo a proposta, com as ilustrações de alto nível que a gente fez, então foi muito importante a pesquisa da Urban Systems, ela nos deu segurança”, conclui Segall.

Outro diferencial do Praia da Grama percebido durante a realização do Estudo de Mercado foi o fato de que diferentemente de outros projetos imobiliários, que não possuem atrativos para todos os perfis da família, o Praia da Grama oferece complexo de lazer com apelo para diferentes idades, principalmente os adolescentes, normalmente não atendidos em projetos imobiliários, se destacando entre a oferta existente. Mais um ponto de sucesso do projeto.

Urban Systems é especialista em realizar estudos de nicho, focado em recortes específicos da demanda, sejam recortes comportamentais, econômicos, culturais, regionais e a mistura destes.

Possui um projeto com essas características? Conte com a Urban Systems para o estudo e mitigação de riscos para os investidores.

Fonte: Urban Systems