Investimento de R$ 1 bilhão em João Pessoa inclui requalificação da orla de Tambaú e Cabo Branco

Destaque Paraíba

A prefeitura de João Pessoa anunciou um pacote de obras com um aporte de R$1 bilhão de investimentos em diversas áreas, muitas delas, de infraestrutura urbana. Conforme o secretário de Planejamento, José William Montenegro, o impacto dessas intervenções deverá gerar cerca de 40 mil empregos diretos, “quando essas obras estiverem em sua plenitude”. São obras em habitação, mobilidade urbana, entre outras”, disse. 

Uma das obras necessárias para a mobilidade urbana irá melhorar o fluxo de pessoas na orla marítima. A prefeitura, segundo Montenegro, irá cumprir o projeto original que criou uma área de convivência no Busto do Almirante Tamandaré, que bloqueou o tráfego de veículos. A prefeitura irá liberar o tráfego para veículos pequenos, com velocidade controlada de até 30km por hora.

O tráfego de veículos naquela área terá horários definidos. De segunda-feira a sábado, os veículos poderão transitar das 8h às 16h. Das 16h até às 8h do dia seguinte, as duas vias estarão à disposição dos pedestres. “Haverá uma convivência harmoniosa, podendo ter tráfego de veículos em baixíssima velocidade, controlado e, ao mesmo tempo, em horários que permitam a circulação das pessoas”, pontuou o secretário.

“Vamos devolver o acesso de veículos à direita para a Praia do Cabo Branco e à esquerda para a Praia de Tambaú. Será uma liberação muito pequena em termos de área, todo o restante ficará permanentemente, domingo a domingo, para que a população possa usar”, disse.

Além da abertura do tráfego, a prefeitura irá desenvolver um projeto de requalificação no entorno do Busto de Tamandaré. “Estaremos alargando a avenida Navegantes, as vias Antônio Lira, José Augusto Trindade e Índio Arabutan. Teremos uma melhor qualidade de estacionamento nessas artérias. É um projeto que nunca foi feito na orla marítima”.

Fábio Cardoso