Rio Grande do Norte está pronto para receber os turistas e fará promoção casada com PB. PE e AL

Destaque Paraíba

Os estados da Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco e  Alagoas estão finalizando um projeto de promoção e divulgação dos destinos que deverá ser lançado até o início do segundo semestre de 2021. Essa ação conjunta está baseada em pesquisas que apontam que a retomada das viagens no Brasil pelos turistas será realizada em um raio de até 600 km. A informação é de Aninha Costa, secretária de Turismo do Estado do Rio Grande do Norte (Setur/RN), em entrevista ao Turismo em Foco, que participou há duas semanas de um famtrip organizado pela Emprotur, coordenado pela jornalista Cristina Lira.

Conforme Aninha Costa, a ação conjunta é de fundamental importância tanto pela proximidade dos quatro estados, como a oportunidade que os roteiros oferecem para que os turistas conheçam quatro destinos em uma só viagem. “O pacote pode começar pelo Rio Grande do Norte, passando pela Paraíba, seguindo até Alagoas. Os turistas podem circular por todo o Nordeste”, pontuou. Além da campanha promocional, a participação das agências de viagens será fundamental, a partir do momento em que irão oferecer os pacotes.

Na opinião da secretária de Turismo do RN, a pandemia da Covid-19 promoveu uma interiorização do turismo do Rio Grande do Norte. As pessoas, segundo ela, estão procurando lugares mais seguros, ao ar livre, abertos e mais tranquilos, consequentemente. “No Rio Grande do Norte temos 400 km de belas praias e serras, locais que garantem total segurança às pessoas”. O Governo do Estado criou um Selo próprio de biossegurança, que contou com a participação do trade e de entidades da área de saúde. “Realizamos cursos e capacitações em parceria com o Sebrae e o Senac”, afirmou.

Aninha Costa disse ainda, que os períodos de restrições das atividades econômicas do Rio Grande do Norte foram momentos muito difíceis tanto para o Governo quanto para o setor empresarial. Nesse momento, afirmou, o diálogo com todos os setores foi fundamental para preparar um plano de retomada totalmente seguro, ouvindo todas as entidades por meio de reuniões permanentes. “O Turismo teve um planejamento maior por ter características diferentes de outras atividades comerciais”, disse.

A secretária afirmou estar bastante confiante em relação ao retorno das atividades turísticas. Ela lembrou que a Setur-RN capacitou mais de 7 mil agentes de viagens em 2020 – não contabilizou os capacitados em 2021 – e firmou parceria com a Abav-RN para comercializar pacotes com o destino RN, além de ter mantido diálogo com as companhias aéreas e operadoras de turismo, para entender a logística do trabalho deles no sentido de estabelecer políticas de investimentos nos destinos.

A secretaria, segundo ela, captou dois grandes eventos esportivos – o Rally dos Sertões, que terá a largada na Praia de Pipa, em agosto; e o Rally dos Mares, que terá largada entre a Pipa e São Miguel do Gostoso, em outubro, além do Rally RN 1500, que teve a chegada em São Miguel do Gostoso no dia 3 de julho passado. 

Turistas ficarão surpresos

De acordo com Aninha Costa, os turistas irão se surpreender com o Rio Grande do Norte. Na lista de atrativos, ela coloca a reabertura da Fortaleza dos Reis Magos; a conclusão de algumas obras no Centro Histórico, a exemplo do Teatro Alberto Maranhão, inserido no ‘corredor histórico cultural’, que será amplamente divulgado e incentivado para que os turistas coloquem na sua agenda de visitas. “Estamos concluindo diversas obras que estavam há anos paradas”, enfatizou.

Para 2022, possivelmente em maio, os turistas poderão visitar o Complexo Museu da Rampa, que está com as obras em finalização. O complexo contará com lojas, restaurantes, cafés, museu e memorial que narra a participação do Rio Grande do Norte na Segunda Guerra Mundial e na história da implantação da aviação no Brasil. O Museu da Rampa está sendo construído de frente para o Rio Potengi e certamente atrairá turistas, estudantes, pesquisadores e a própria população do estado.

Fábio Cardoso