Só haverá carnaval no Rio de Janeiro com a população 100% vacinada, diz Eduardo Paes

Brasil

A declaração do diretor de Marketing da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel Oliveira David, de que haveria Carnaval a partir de 2022 até 2025, conforme um contrato firmado com a prefeitura de Rio de Janeiro, provocou polêmica por conta do período muito próximo ainda com número elevado de contaminados e mortos pela Covid-19.

Oliveira afirmou, na quinta-feira (07), que os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro no carnaval de 2022 estariam confirmados. Nas redes sociais, ele chegou a postar um calendário com as datas dos desfiles das escolas de samba cariocas. 

Entretanto, nesta sexta-feira (09), o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, disse esperar que a imunização da população da cidade esteja concluída (100%) no carnaval de 2022 e que, com isso, seja possível realizar a festa sem que os foliões precisem apresentar resultado de testes.

Também nesta sexta-feira, o Turismo em Foco conversou com Célia Domingues, diretora Comercial Escola de Samba Mangueira, que já havia dito pela manhã, que os desfiles só iriam acontecer se toda a população estivesse vacinada. Sobre as chances de isso acontecer e ter os desfiles, ela preferiu não arriscar um percentual. 

“Vamos começar os preparativos a partir do momento em que as escolas comecem a receber algum recurso. No verídico isso tem um prazo para saber se teremos carnaval ou não. Esperamos que sim, mas a prioridade agora é saúde, a sobrevivência, e depois para ter carnaval. Hoje, não teríamos como afirmar se teremos carnaval”, pontuou Célia.

Sobre os preparativos das escolas de samba para o carnaval – pois não se apronta um desfile de um dia para outro -, Célia disse que ainda não existe movimento nos barracões, até porque a Cidade do Carnaval continua fechada. Ela disse, porém, que algumas escolas de samba como a Beija-Flor e a Imperatriz, “foram fazendo alguma coisinha, o que é possível fazer, e quem pode pagar uma pequena equipe para fazer desmonte, remontagem e algumas coisas internas, fazem, ou fazem alguma coisa por fora, como no caso dessas duas escolas. Uma hora vai ter carnaval e as escolas precisam se preparar.” 

Segundo Oliveira David, as datas dos desfiles já estão confirmadas:
2022 – entre os dias 25/02 e 05/03
2023 – entre os dias 17/02 e 25/02
2024 – entre os dias 09/02 e 17/02
2025 – entre os dias 28/02 e 08/03

Fábio Cardoso