Fim de ano à vista: hotéis se preparam para receber os turistas com segurança

Brasil Hotelaria

Com a pandemia da Covid-19, iniciada em março de 2020, muitos setores foram drasticamente afetados e, sobretudo, o turismo. Muitos hotéis que antes eram sucesso de público ficaram vazios, precisaram cortar funcionários e se adequar ao novo momento. O setor no Brasil teve um prejuízo de R$270 bilhões de março a dezembro de 2020, segundo levantamento realizado pela CNN, com cerca de 3 milhões de pessoas que trabalhavam no ramo perdendo os empregos em todo o país.

Grande parte desses estabelecimentos precisaram ajustar as políticas internas, treinar funcionários e adquirir produtos para que, equipados, possam voltar a receber o público com segurança. Com o início da vacinação em massa no Brasil em 2021, a visão do mercado quanto a uma possível retomada do turismo tornou-se mais otimista.

O Hotel Solar do Imperador, localizado em Porto Seguro-BA, precisou fechar suas portas por cinco meses – tempo investido na reestruturação e na mudança da marca e do posicionamento. Quando retomou as operações com hóspedes, foi um dos primeiros da região a receber o selo Turismo Seguro e Responsável, do Ministério do Turismo, por seguir todos os protocolos de segurança no combate à transmissão da Covid-19.

Além do uso obrigatório de máscaras e da oferta de álcool em gel em todos os ambientes, a limpeza das acomodações e das áreas comuns é constante e com um dos melhores produtos disponíveis no mundo, o Alpha HP, da Diversey, que não dá alergia e, portanto, não interdita a acomodação após o uso. A utilização da sauna e da piscina deve ser previamente agendada, para evitar aglomerações. No restaurante, um novo modelo de self-service, os hóspedes fazem o uso de luvas descartáveis e é obrigatório o uso de máscaras, as mesas são posicionadas a uma distância de 1,30m entre elas.

“Na pandemia, com o fechamento do hotel, entendemos que era o momento de refletir sobre a nossa operação com os clientes e a nossa atuação no mercado. A partir disso, analisamos e otimizamos os processos, em uma reestruturação 360º”, afirma Charbel Tauil, CEO do Hotel Solar do Imperador.

Para o segundo semestre as expectativas são bem positivas. O sistema de reservas do Solar do Imperador já conta com datas em que a ocupação está totalmente preenchida, dentro da capacidade permitida, caso do feriado da Proclamação da República, que está com 92% das reservas concluídas. “Pretendemos finalizar o mês de outubro, que é quando começam as procuras por Natal e Réveillon, com 60% da ocupação atingida. Uma melhora significativa para as vendas considerando os últimos anos”, afirma Charbel.

Sobre o hotel Solar do Imperador:

Com 30 anos de história, o hotel Solar do Imperador é um dos mais tradicionais de Porto Seguro-BA. O casal Ivan Costa Rodrigues e Georgette Tauil passeavam pela cidade e se encantaram com a vista do encontro do mar com o Rio Buranhém. Assim, adquiriram um terreno e construíram uma casa de veraneio para a família que, futuramente, se transformou no hotel. Recentemente, com a chegada do CEO Charbel Tauil, passou por reestruturação que envolveu reformas estruturais, nova identidade e posicionamento.

Agência NoAr