Confira a programação oficial do 1º FIC Rio – Festival Internacional de Curtas

Eventos Culturais

Está chegando a hora! O 1° FIC RIO – Festival Internacional de Curtas no Rio de Janeiro – que acontecerá entre os dias 26 e 31 de julho pelo Canal do Festival no YouTube (www.youtube.com/c/FICRIO), acaba de divulgar a sua programação.

Serão seis dias de muito cinema independente com exibição on-line e gratuita de um total de 75 curta-metragens de altíssima qualidade, dentre filmes nacionais e internacionais.

De 26 a 30 de julho, o FIC RIO exibirá os 69 curtas indicados à premiação, em um universo de 24 categorias. Serão 14 filmes exibidos por dia e cada curta ficará disponível por 24 horas no Canal, para maior comodidade daqueles que pretendem maratonar o Festival.

Em seu último dia, 31/7, haverá a exibição do premiadíssimo curta-metragem “Escolhas” (2017), direção de Ivann Willig, com Carolina Kasting, Tuna Dwek e Raul Labancca nos papéis principais. “Escolhas” encerra uma brilhante carreira em Festivais, com um total de 71 prêmios, e acaba dando nome ao concorrido troféu do FIC RIO. Haverá, ainda, a exibição dos curtas “Doido Lelé” (2009) e “O Velho Rei” (2013) da premiada cineasta baiana Ceci Alves que é a Curta-metragista Convidada da primeira edição do Festival. E para coroar essa importante iniciativa de se valorizar o cinema independente, o Festival exibirá dois curta-metragens da grande homenageada do 1° FIC RIO, a renomada atriz Dira Paes: “Além do Portão” (2017), direção de Annie Pace, e “Matinta”(2010), direção de Fernando Segtowick. Com exceção de “Além do Portão” e “Matinta”, os demais filmes reservados para o último dia do Festival também ficarão disponíveis por 24 horas.

Ainda no dia 31/7, no horário das 20 horas, conheceremos os grandes vencedores do 1° FIC RIO em uma bela cerimônia com participações, mais que especiais, do artista paraibano André Morais e da cantora e atriz Lilian Valeska.

Mas nem precisa esperar o Festival começar, o Canal do FIC RIO no YouTube já está a pleno vapor. Já é possível conferir o trailer de cada filme indicado, vídeos com os indicados em cada categoria, além dos bate-papos que os organizadores Ivann Willig e Zeca Teixeira realizaram com os diretores dos filmes indicados na categoria Melhor Filme.

Vamos apoiar toda e qualquer iniciativa em prol do nosso cinema nacional, inclusive a de um festival de cinema que tem, entre suas categorias principais, a categoria de Melhor Filme Universitário. Então, inscreva-se no Canal do FIC RIO e siga também o Festival em suas redes sociais (Instagram: www.instagram.com/fic_rio / Facebook: www.facebook.com/festivalficrio).

https://youtu.be/iSDankpcUfQ

Programação:

Dia 01: 26 de julho de 2021
A BARCA
A ELIPSE DO TEMPO
A MARGEM
A VOLTA PARA CASA
ARGEMIRA
ARQUIVO DELEGACIA CARIOCA
HORNZZ
O MENINO DA TERRA DO SOL
O MENINO DAS ESTRELAS
RATONES INTRÉPIDOS
RUTH
SAMY

Dia 02: 27 de julho de 2021
1996
ATRAVÉS DOS SENTIDOS
BESTA-FERA
BLANKET
ELA ACORDA CEDO
INVASÃO DRAG
LA FILLE DE LA MARÉE
MARIPOSA
NÁUSEA
O AFETO E A RUA
O EMBROLHO
O VÉU DE AMANI
SINFONIA DA DESTRUIÇÃO
TÁ FODA

DIA 03: 28 de julho de 2021
A LEAF
ABISMO
BOAR’S ROAD
CLEPTO
DESASSOSSEGO
LIBERTAD 121
LIBERTAI
NÃO ME CHAME ASSIM
NASCI PRA TI, ANTES DE HAVER O MUNDO
O MALABARISTA
O PADRE E O BENTO
REGALO
SABRINA
THE CIRCUS IS CLOSED

DIA 04: 29 de julho de 2021
(DES)MATAMENTO
DICOTOMIA
ENSAIO
HOMENS INVISÍVEIS
MAURO
MODELO MORTO, MODELO VIVO
O CELATICOMUS
O QUARTO NEGRO
OLHO MORTO
QUEM DERA FOSSE STANISLAVSKY
TRANSFUGO
VIEJOS ESTANDARTES
VISIBLES
VRÁ-SIL

DIA 05: 30 de julho de 2021 616
ENTRE SILÊNCIOS
MALANDRO DE OURO
MEMÓRIAS
MEMORIES
NÃO ME ESQUEÇAS, ME AME PARA SEMPRE
O QUE PASSOU, ESTÁ AINDA POR VIR
OS DIAS QUE ESCONDEM AS NOITES
PALANTEER M’BEDD
RASTA
ROSA DE AROEIRA
SOFIA
SURE BEILE

DIA 06: 31 de julho de 2021
ESCOLHAS
DOIDO LELÉ
O VELHO REI
Homengem Dira Paes
18h30 – ALÉM DO PORTÃO – 2017
19h – MATINTA – 2010
20h – CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Assessoria de Imprensa