Turma da Mônica ajuda a conhecer melhor o Japão, país-sede das Olimpíadas

Eventos Culturais

Mais uma vez, os personagens de Mauricio de Sousa arrumam as malas e embarcam em uma grande aventura. Em Uma Viagem do Brasil ao Japão, a Turma da Mônica dá um mergulho na cultura do povo da Terra do Sol Nascente. Tudo começa quando Mônica ganha um concurso de redação que reuniu concorrentes de escolas brasileiras, o É agora, Japão! O prêmio? Uma viagem ao país que está sediando as Olimpíadas, em 2021. E o melhor de tudo: ela podia levar até seis acompanhantes! Ou seja, a turma toda, contando, claro, com sua mãe, dona Luísa, para ficar de olho nessa garotada.

Se o grupo já era grande, ficou ainda maior quando eles descobriram que o seu Takeda, o avô de Keika, também ia embarcar para o Japão na mesma data. Ele é inventor e foi convidado a apresentar sua mais nova criação, o gato-robô Neko, na Feira de Robótica de Tóquio. Seu Takeda ficou radiante, pois teria a oportunidade de encontrar sua neta Keika, que está fazendo intercâmbio junto com o amigo Tikara.

Imagine conhecer toda a riqueza da cultura japonesa com essa turma? Para ajudar a contar essa história, Mauricio de Sousa recebeu a ajuda do escritor José Santos. Eles já tinham trabalhado juntos em outros três livros: Turma da Mônica – Uma Viagem a Portugal, Turma da Mônica – Uma Viagem à América Latina e Turma da Mônica – Uma Viagem aos Países de Língua Portuguesa .

“Essa era uma ideia antiga, já que a comunidade japonesa é muito presente no Brasil. E Mauricio tem vários personagens de origem japonesa, como o Hiro – da turma do Chico Bento -, Tikara, Keika, seu Takeda, entre outros”, explica José Santos. Os personagens Tikara e Keika foram criados por Mauricio de Sousa há mais de dez anos, em comemoração ao centenário da imigração japonesa para o Brasil.

A turma conhece o Japão de norte a sul, passando por cidades como Tóquio e Hiroshima, as ilhas de Okinawa, entre outros lugares. Mas a aventura não acaba com a volta ao Brasil. O concurso que Mônica venceu tinha um bônus: ela e a turma visitariam também quatro cidades brasileiras: São Paulo/SP, Manaus/AM, Campo Grande/MS e Assaí/PR. “São lugares onde a presença nipônica é notada. Em Assaí, pequena cidade do norte do Paraná, encontramos a maior porcentagem de japoneses, são 18% da população”, observa o escritor.

O leitor também ganha alguns presentes extras nesta obra. Ao final de cada capítulo, um quadro reúne diversas curiosidades sobre as localidades visitadas. Tem mais, como revela José Santos: “Além das crônicas de viagem, o livro apresenta mais de 200 palavras em japonês, e suas respectivas traduções, um trabalho de muita precisão e dedicação da tradutora Drik Sada. E os pequenos leitores ainda poderão acessar um vídeo no YouTube com a pronúncia de todas as palavras em japonês que estão no livro”.

Jô Riber Comunicação