Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, o estaleiro Fincantieri e a empresa de infraestrutura de energia Snam, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) para determinar, em conjunto, as condições para o projeto e construção do que poderá se tornar o primeiro navio de cruzeiro do mundo movido a hidrogênio.
A terceira maior marca de cruzeiros do mundo e parte do conglomerado marítimo e de logística líder global, o Grupo MSC, um dos maiores grupos globais de construção naval e uma operadora líder de infraestrutura energética internacional, uniram esforços para realizar inicialmente um estudo que avaliará a viabilidade de projetar e construir o primeiro navio de cruzeiro do mundo movido a hidrogênio, o que permitirá operações com zero emissões em áreas específicas e o desenvolvimento da referente infraestrutura de abastecimento de hidrogênio.
O hidrogênio verde pode ser produzido sem combustíveis fósseis, utilizando-se de energia renovável para separar a água em um processo chamado eletrólise e, portanto, acontece sem nenhuma emissão em seu ciclo de vida completo. Ele pode ser usado para gerar energia elétrica por meio de uma célula de combustível, emitindo apenas vapor d’água e calor. Este tipo de hidrogênio “verde” possui um grande potencial para contribuir para descarbonização da indústria naval, incluindo navios de cruzeiro, seja em sua forma pura ou como combustível derivado do hidrogênio.
Pierfrancesco Vago, Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC, disse: “Como uma Companhia que há muito tempo fez da sustentabilidade ambiental o seu foco, queremos nos colocar na linha de frente da revolução energética para o nosso setor, e o hidrogênio pode contribuir muito para isso. No entanto, os níveis de produção de hoje permanecem baixos, e o combustível de hidrogênio ainda está longe de estar disponível em escala. Com este projeto, estamos assumindo a liderança para trazer essa tecnologia promissora para nossa frota e para a indústria como um todo, ao mesmo tempo em que enviamos o sinal mais forte possível ao mercado sobre a seriedade que encaramos nossos compromissos ambientais. À medida que avançamos no desenvolvimento da tecnologia necessária, tenho a certeza que os fornecedores de energia também irão acelerar a produção, e os governos e o setor público irão entrar em ação para fornecer o apoio necessário para um projeto que é crítico para garantir a descarbonização dos cruzeiros e do transporte marítimo. ”
Giuseppe Bono, CEO do Fincantieri, disse: “Cada oportunidade para o desenvolvimento de novas soluções e tecnologias é uma fonte de crescimento para nós. Isso nos permite oferecer aos nossos clientes o melhor da inovação para ajudar a minimizar o seu impacto ambiental. ”
Marco Alverà, CEO da Snam, disse: “O hidrogênio pode ser um viabilizador chave para atingir a meta de zero emissões no transporte marítimo, sendo responsável por aproximadamente 3% das emissões globais de CO2, bem como em setores em que essa redução é mais complexa. A Snam está fortemente comprometida com iniciativas concretas para o transporte sustentável – seja ele rodoviário, ferroviário ou marítimo – promovendo o uso de gases renováveis, como hidrogênio e bioGNL. Para nós, este acordo faz parte de uma estratégia mais ampla de alavancar a nossa experiência, competências e tecnologias em gases verdes e eficiência energética, de forma a contribuir para a descarbonização completa de toda a cadeia de valor do transporte marítimo, incluindo portos e logística, que será cada vez mais crucial em nossas economias.”
De acordo com os termos do MoU, durante os próximos 12 meses, as três empresas estudarão os principais fatores relacionados ao desenvolvimento de navios de cruzeiro movidos a hidrogênio. Isso inclui a organização de espaços nos navios para acomodar tecnologias H2 e células de combustível, parâmetros técnicos de sistemas de bordo, cálculo da redução potencial de emissões de gases de efeito estufa e uma análise técnica e econômica de suprimentos de hidrogênio e infraestrutura.
A Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC está comprometida em alcançar operações neutras em carbono até 2050. Para atingir esse objetivo, a Empresa está trabalhando em parceria com uma ampla gama de estaleiros, fornecedores, fabricantes e outras organizações, bem como investindo em diferentes tecnologias e soluções futuras para sua frota.
A implementação da cooperação descrita acima provavelmente será objeto de futuros acordos vinculativos a serem discutidos pelas Partes.
Assessoria de Imprensa