Governador da Paraíba negocia novas rotas para o interior com companhias aéreas

Aviação Destaque Paraíba

Este domingo (08) representará um marco para a aviação comercial na Paraíba. A Azul Linhas Aéreas, por meio da Azul Conecta, passará a operar um voo ligando Recife a Patos, no Sertão paraibano. As ligações para a capital pernambucana serão operadas inicialmente com aeronaves modelo Cessna Gran Caravan, com capacidade para até nove passageiros. O avião sairá de Recife às 22h30, com chegada prevista para 23h45, retornando à 0h10, com chegada ao aeroporto pernambucano à 1h35.

Para que o voo fosse operado, o Governo do Estado reduziu para 6% a alíquota de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide no combustível de aviação. A medida reforça a intenção do governador João Azevêdo de incrementar a aviação comercial para aquela região. Ele estará na comitiva que participará do voo inaugural. “O voo saindo de Recife para Patos, ligará o Sertão da Paraíba para o mundo. O cidadão que mora no Sertão poderá comprar uma passagem Patos/Lisboa, Patos/Miami. Isso é um avanço muito grande, todo o Sertão será beneficiado com esse voo”, pontuou o Azevêdo.

O governador revelou ao Turismo em Foco, que já está negociando novos voos para o interior com outras companhias aéreas. “Nós já estamos discutindo para fazer uma linha, inclusive, pegando João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa e Cajazeiras, e espero, logo logo, viabilizar essa nova linha”, afirmou. Uma dessas companhias pode ser a Itapemirim Transportes Aéreos.

“Nós tivemos uma reunião com o pessoal da Itapemirim e eles estão com uma agenda para chegar até João Pessoa e espero viabilizar esses voos, principalmente, para o interior. Nós queremos que o turista que aqui chegue, quando o Polo Turístico do Cabo Branco estiver concluído, que será um número muito grande, ele possa ter uma conexão rápida para o interior, para poder se deslocar e conhecer também as belezas que temos na Paraíba”, disse o governador.

De acordo com a Azul, o tráfego doméstico de passageiros da companhia aérea  recuperou 101% dos níveis de 2019 nos resultados de julho deste ano, em comparação ao mesmo mês do ano pré-pandemia. Já a capacidade doméstica da companhia foi recuperada em 104%, resultando em uma taxa de ocupação de 83%. Os índices são medidos em RPKs e ASKs, respectivamente.

Fábio Cardoso