Funjope lança projeto no Pavilhão do Chá para valorizar literatura e cultura popular

Eventos Culturais

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) lança, nesta sexta-feira (13), o projeto ‘Rota das Letras’, uma nova forma de iniciar a ocupação planejada do Pavilhão do Chá. Lá será trabalhada a literatura, começando pela de cordel, além de culturas populares e exposições de artesanato e de livros. A programação acontece em dois finais de semana, nos dias 13 e 14 e 27 e 28.     

“É uma experiência que começamos a desenvolver para dar um melhor uso ao Pavilhão do Chá, que é um local de grande riqueza arquitetônica e histórica da nossa cidade, remetendo a uma tradição do nosso povo, que precisa ser recuperada e restaurada”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Entre os artistas que confirmaram presença nas exposições estão Analice Uchoa, com pintura Naif em caixas de MDF; Cejane Ramos, com cerâmica; Cristiane, com o Mosaico de Cores; Gilton Lira, que traz esculturas em cerâmica e madeira; João do Côco, com suas esculturas feitas a partir do fruto; Lady Freitas, com a exposição de esculturas em cerâmica; Osmar Gonçalves, com esculturas em madeira.

“O nome ‘Rota das Letras’ foi escolhido justamente porque pretendemos utilizar os espaços de cultura para promover literatura. Então, não vai acontecer só no Pavilhão do Chá, mas também nas outras casas de cultura que o município dispõe”, declarou o chefe da Divisão de Literatura da Funjope, Iam Pontes. Ele explicou que, no dia 13, a programação será das 9h às 16h, e segue no dia 14, iniciando as atividades às 9h com encerramento programado para às 14h.

O ambiente está sendo preparado por meio da ação da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e das secretarias de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e Infraestrutura (Seinfra).

Programação – Durante o lançamento do projeto ‘Rota das Letras’, será aberta uma Feira de Artesanato e Livros. Haverá apresentação de um dueto de violino e teclado, misturando música clássica e música popular regional. Também se apresenta o violinista da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), Eduardo Linzmayer, além do pianista e tecladista Daniel Seixas, como convidado especial.

Ainda pela manhã, haverá apresentação da Barca de Santa Maria, valorizando a cultura popular, lançamento do Cordel ‘João Pessoa’, com um recital de Fuba, além de um recital de cordelistas com a participação de repentistas.    A partir das 14h, tem início a Oficina de Cordel, ministrada por Marconi Araújo e Raniery Abrantes, e a Oficina de Xilogravura, com atividades até as 16h.

No sábado, também acontecem oficinas de xilogravura e cordel, apresentação popular do Cavalo Marinho, recital de cordelistas. À tarde, haverá contação de histórias das 13h às 14h.

Secom João Pessoa