Fest Aruanda realiza webinário sobre Animação

Eventos Culturais

A 16ª edição do Fest Aruanda do Audiovisual Brasileiro, que será realizado entre os dias 09 e 15 de dezembro, já realizou as duas Lives de Cinema do Projeto de Extensão Aruandando no Campus. Uma delas com o ator e diretor paraibano Luiz Carlos Vasconcelos e outra com a atriz, diretora e produtora Carla Camurati. 

Agora, o projeto apresenta seu primeiro webinário com o tema: Animação Brasileira: Uma história em movimento, com o roteirista, produtor, diretor e consultor Frederico Pinto, de Porto Alegre-RS. As inscrições podem ser feitas no link: https://doity.com.br/araruando-no-campos-1 O webinário acontece no dia 25 de agosto, 18h, via Google Meet e terá certificado aos participantes.

Frederico Pinto já realizou diversos curtas e programas de TV, escreveu e dirigiu longas, como  “As Aventuras do Avião Vermelho” (animação, 2014), e “Balões, lembranças e pedaços de nossas vidas” (documentário,  2013). Foi supervisor de história da série “Dino Aventuras” (animação, 20x7min, Disney JR., 2015)e supervisor do roteiro das séries “Tainá” (26x11min, Nick Jr., 2016-2017), “Oráculo das Borboletas Amarelas” (13x26min, TV Brasil, 2019) e “Los Paleodetectives: evolución en Uruguay” (6x26min, TNU, 2017).

Frederico também dirigiu os documentários: “Realidade como ficção” (52min, Mario Vargas Llosa, Ian McEwan, Michel Houelebecq, 2018) e “Caixa-Preta” (52min, com Amós Oz, Nial Ferguson, Thomas Piketty, 2019). Professor de Roteiro e Direção no curso de produção audiovisual da ULBRA (Universidade Luterana do Brasil), ministrou a oficina “Formatación de Proyectos de Animación” na Fundación Bellas Artes (Medellín,,  Colômbia, 2009). Em 2011, apresentou no Festival de Animação de Annecy (França), a palestra “As Aventuras do Avião Vermelho – Work in Progress”, abordando os processos de produção do longa-metragem. Foi consultor de roteiro e co-gestor do Laboratório para projetos de longa em animação PRODAV 04 (Klaxon/Ancine). Atualmente é produtor de linha da série de animação “Vamos Brincar” (produção da Hype Animation para a Maurício de Sousa Produções e Canal Globo).

O projeto de extensão Aruandando no Campus, responsável pela Live de Cinema e pelo 1º. Webinário, é um braço do Fest Aruanda na Universidade Federal da Paraíba. Outras informações sobre o Fest Aruanda podem ser conferidas aqui: www.festaruanda.com.br .

Vivass Assessoria & Comunicação