Expovivência apresenta casos de sucesso de turismo criativo no Nordeste

Brasil Eventos

No segundo dia (25) da primeira feira de turismo criativo do Brasil, Expovivência, o segmento foi apresentado nas palestras e mesa redonda como uma grande oportunidade para alavancar os aspectos socioeconômico e cultural, especialmente do Nordeste. O evento contou ainda com uma rodada de negócios virtual com o objetivo de promover encontros para fomentar a realização de negócios, parcerias e networking entre empresas demandantes do mercado nacional e empresas fornecedoras de turismo criativo de toda a Região.

Para iniciar a agenda, a Paraíba marcou presença com a oficina sobre as estratégias para gerar valor no segmento com o consultor Danylo Aguiar. Já o gerente de turismo e economia criativa da Prefeitura de Campina Grande, Lima Filho (Virgulima de Campina), que também é conhecido pelo seu trabalho como produtor de festivais juninos, apresentou o “Produto Quadrilhando”, que oferta experiência junina de turismo criativo.

“A ideia principal é ter em Campina Grande a continuidade do São João ao longo de todo o ano, possibilitando ao turista conferir e participar das quadrilhas juninas, além de degustar as comidas típicas mesmo fora do mês de junho”, declarou Lima Filho.

Turismo Criativo x Turismo Tradicional

Em seguida, a Expovivência trouxe uma mesa redonda com a participação do presidente do Recife Convention & Visitors Bureau, Simão Teixeira, da diretora de promoção da economia criativa na Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD DIPER, Márcia Souto, do secretário executivo de Turismo da Secretaria de Turismo e Lazer do Recife, Mustafá Dias, da cofundadora da Rede Nacional de Experiências e Turismo Criativo – RECRIA, Larissa Almeida, e do presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-PE), Marcelo Waked.

Os participantes da mesa redonda abordaram os aprendizados adquiridos durante o processo de aproximação comercial entre o turismo criativo e o turismo tradicional com destaque para o caso da Câmara Setorial do Turismo PE.

“Foi a primeira experiência feita em espaço de governança, uma ousadia levar o turismo criativo para uma câmara setorial até por toda a burocracia, mas que está gerando muitos frutos. Foi o primeiro encontro do turismo criativo com o tradicional e foi importante para o mercado conhecer e entender as demandas”, lembrou Larissa.

Já Mustafá complementou destacando que a ideia desse filão não é só uma via única, mas é ativação de uma cadeia produtiva voltada principalmente às comunidades, criando produtos diferenciados. “A estruturação do turismo criativo provoca um novo apelo turístico e conjuga comercialização com sustentabilidade.”

Simão Teixeira também comentou sobre a importância das discussões na Câmara Setorial do Turismo. “Do ponto de vista comunitário e social, havia um produto pronto e agências dispostas a comercializar, mas era preciso aperfeiçoar, principalmente trabalhar mais o lado comercial”, explicou.

“Essa experiência nos aproximou do turismo criativo como uma nova prática com muito potencial. A Expovivência é um dos resultados desse processo”, lembrou Márcia Souto.
Waked ressaltou que o turismo criativo já existe há algum tempo, mas não tinha visibilidade. “O segmento está se aperfeiçoando como um produto bem apresentável, de fácil acesso e com facilidade de conhecimento”, ponderou.

Encerando o dia, o cervejeiro Jayme Fonseca falou sobre o Recife Beer Tour, primeira iniciativa de turismo cervejeiro do Norte/Nordeste.

Assessoria de Imprensa