As belezas naturais da Rota Romântica podem ser vistas pedalando

Brasil

Lançado em setembro de 2020, o circuito autoguiado de 355 quilômetros e que passa pelos 14 municípios da Rota Romântica, é uma das grandes apostas da região nesta retomada das atividades turísticas. Durante o circuito, praticamente todo por estradas vicinais, o ciclista pode contemplar belezas naturais constituídas por riachos, mirantes e áreas rurais, além de construções no estilo enxaimel como Igrejas e casas históricas. Os principais pontos turísticos a céu aberto da região também fazem parte do passeio.

Por tratar-se de um “circuito”, a saída e chegada oficial é na Central de Informações Turísticas de Nova Petrópolis, sede da Rota Romântica. Contudo, os trajetos podem ser realizados de forma independente e em qualquer tempo. Com 15 trechos, a sugestão é a realização do trajeto em sete ou nove dias, pois a altimetria máxima chega a 1.654 metros no 15º trecho. Desenvolvido dentro das normas da ABNT NBR 15.509-2, o circuito conta com um guia com informações técnicas do percurso como, por exemplo, grau de dificuldade e altimetria.

Para realizar o trajeto o ciclista pode fazer o download do guia disponível no site www.rotaromantica.com.br/cicloturismo. Ao longo de todo o trajeto há placas indicativas e folhas de plátanos pintados em postes para facilitar a localização. A realização de todo o trajeto, garante um certificado. Para conquistá-lo é necessário retirar e carimbar o passaporte nos locais de carimbo indicados no guia.

O Circuito de Cicloturismo da Rota Romântica é autoguiado. Contudo, a empresa Pedalando no Sul é a operadora oficial e disponibiliza o serviço de transfer, locação de bicicletas, certificação e acompanhamento, quando requisitado. Contatos da operadora: (54) 99217.3088, pedalandonosul@gmail.com ou @pedalando_no_sul. A
empresa possui roteiros prontos de sete dias, com todos os serviços inclusos, para desfrutar do circuito.

A Rota Romântica e o circuito de cicloturismo são compostos pelas cidades de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula.

Assessoria de Imprensa