Turismo de Pernambuco entrega selo Safe Travel para Fernando de Noronha

Brasil

Fernando de Noronha recebeu nesta quarta-feira (1º) o primeiro voo carbono neutro do Brasil operado pela Gol Linhas Aéreas. Iniciativa da GOL é uma parceria com a MOSS, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo, além do Governo de Pernambuco. A ação é de compensação da pegada carbônica nas viagens a Fernando Noronha, neutralizando as emissões totais de carbono nos trechos de ida e volta para o Recife. O presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, esteve presente no voo e aproveitou a estadia na ilha para entregar o Selo Safe Travels para o arquipélago.  

No desembarque do voo da Gol, a Empetur promoveu a distribuição do Passaporte Pernambuco, novo material promocional do turismo estadual para os passageiros. Para o evento, foi criado um carimbo especial – Gol Carbono Neutro.

Também foi realizada a entrega do selo internacional Safe Travels, tornando Fernando de Noronha o terceiro destino pernambucano a receber o título. A cerimônia de entrega aconteceu no Palácio de São Miguel, sede administrativa, e contou com a presença do presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista, do vice-presidente da Empetur, André Berardo, e do administrador da Ilha, Guilherme Rocha.

“Noronha é o terceiro destino a receber o Selo Safe Travels, que é homologado pelas entidades internacionais de saúde e de turismo e, com isso, chancela a Ilha como local seguro. A Ilha possui um protocolo específico que já assegura um maior controle sanitário para os visitantes e ilhéus”, pontua o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista.

Desde novembro de 2020, o Estado conta com a chancela do World Travel & Tourism Council (WTTC), sendo considerado destino seguro e estando habilitado para entregar a comenda a empresas e profissionais de turismo e também a municípios. Isso se deu graças à criação dos 13 protocolos sanitários para o turismo local e do lançamento do Selo Turismo Seguro, desenvolvido pela Setur e a Empetur.

Noronha, foi agraciada com o selo por obedecer todos os requisitos exigidos pelo Governo do Estado. Entre as obrigações que municípios devem cumprir, estão: adesão de ao menos 10% dos estabelecimentos da localidade ao Selo Turismo Seguro; manter regularidade na fiscalização dos serviços e equipamentos pela Vigilância Sanitária local; possuir no mínimo 20% das empresas locais voltadas ao segmento registradas no Cadastro Nacional do Turismo do Ministério do Turismo, o Cadastur, entre outros requisitos.

“Esse selo é mais uma comprovação de que estamos no caminho certo no cumprimento dos protocolos sanitários e de fiscalização dos serviços prestados aos visitantes, tornando a experiência de viagem ainda mais segura e agradável para todos. Trabalhamos para que os turistas só levem boas lembranças da nossa ilha e voltem mais vezes”, comenta o Administrador de Fernando de Noronha.

Assessoria de Imprensa