Fórum de Turismo LGBT do Brasil 2021 abre inscrições para participações presenciais

Brasil Eventos

Entrando em sua quinta edição, o Fórum acontecerá no dia 30 de setembro em formato híbrido, com público máximo de 150 pessoas no Hotel Tivoli Mofarrej em São Paulo e transmissão ao vivo no canal do Brasilturis Jornal no Youtube, das 9h00 às 18h.

Este ano os temas debatidos serão: Os desafios e as oportunidades no Turismo para transexuais. “O trade de vendas precisa enxergar essa comunidade pelo potencial no Turismo. Há muitos projetos de empregabilidade voltados a pessoas trans e elas estão cada vez mais viajando pelos destinos mundo afora”, lembra Alex Bernardes, idealizador e diretor do Fórum.

O segundo painel tem foco no Turismo esportivo, voltado aos viajantes LGBT que têm a atividade física como principal motivador das viagens. O Turismo LGBT em lugares não seguros será o tema do terceiro debate. “Estamos falando de Rússia, Turquia, Egito e de todos os destinos com grande apelo turístico nos quais o cidadão LGBT ainda é criminalizado”, explica o diretor do Fórum, esclarecendo que a proposta é sugerir alternativas aos agentes para ajudar esse perfil de viajante a realizar seu sonho, sem que ele precise se colocar em situações de risco.

O painel de encerramento abordará destinos nacionais preparados para receber o turista LGBT. “Precisamos quebrar a resistência que ainda existe no País em relação ao segmento para que cidades e estados entendam a diferença no perfil e se posicionem como amigáveis aos viajantes da comunidade”, diz Bernardes.

Até o momento já estão confirmados os treinamentos do Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul (Fundtur MS), Empresa Potiguar de Promoção Turística (Emprotur) Empresa de Promoção Turística do Rio de Janeiro (TurisRio), Empresa de Promoção Turística do Recife ( Empetur) Vila Galé Hotels, Jungfrau, Diversa Turismo, Visit Florida, Visit Britain e Secretaria de Turismo e Lazer do Recife. Os treinamentos têm o objetivo de apresentar ao trade as principais atrações de cada produto que podem ser comercializadas aos turistas LGBT+.

A estrutura do evento conta ainda com espaço de exposição, onde cada marca possui uma mesa de atendimento dedicada para fazer networking. Neste mesmo espaço é servido o coffee break e almoço para todos os participantes. A organização do Fórum espera contar com pelo menos 15 expositores para esta edição do evento.

Sobre o Fórum de Turismo LGBT do Brasil

Criado em 2017, o Fórum de Turismo LGBT do Brasil reúne agentes de viagens e operadores para um dia de debates que visam aprofundar o conhecimento sobre o segmento que movimenta, anualmente, US$ 3 trilhões em nível global. No intuito de inspirar e capacitar a cadeia nacional de vendas, o evento destaca palestras e cases de sucesso ministrados por profissionais que são reconhecidos mundo afora pela atuação em prol de um Turismo mais justo, acolhedor e democrático para os viajantes LGBT.

Chegando à quinta edição, o evento criado e realizado pela Revista ViaG, segue com o propósito de apoiar o desenvolvimento de novos negócios e a geração de renda, por meio da capacitação dos profissionais da linha de frente sobre a necessidade de atendimento especializado e consultoria em relação aos roteiros, itinerários e outras demandas específicas desse tipo de viajante. As edições anteriores capacitaram mais de mil profissionais brasileiros e foram reconhecidas por 100% deles, pela relevância e atualidade dos temas propostos.

Assessoria de Imprensa