Preservação: Parque Arruda Câmara, em João Pessoa, tem variedade de répteis nativos e exóticos

Destaque Paraíba

Um dos locais de lazer mais populares de João Pessoa, o Parque Zoobotânico Arruda Câmara, a Bica – que completa cem anos em 2022 -, abriga, em seus 26,8 hectares, cerca de 400 animais de espécies nativas e exóticas, como macacos, leão, aves, serpentes, jabutis e jacarés, além da flora diversificada, com árvores seculares e plantas ornamentais.

Dentre os animais do Parque Arruda Câmara, os répteis se destacam pela variedade. Distribuídos entre os quelônios terrestres – jabutis tinga e piranga – e semiaquáticos, como as tartarugas Mordedora e Tigre d’áÁgua, que são exóticas, e muitas nativas, a exemplo do tracajá, cágado, muçuã, que totalizam oito espécies e mais de cem animais -, serpentes e crocodilianos.

“Temos uma boa variedade de serpente, pois recebemos alguns animais apreendidos pela Polícia Ambiental e pelo Ibama. Temos jararaca, cascavel, sucuri, que são nativas, e as exóticas, como as pítons, inclusive uma píton albina e a cobra do milho, que não ocorrem no Brasil, dentre outras”, conta Thiago Nery, diretor da Divisão de Zoológico do Parque.

Já em relação aos crocodilianos, o Parque tem duas espécies de jacarés, o coroa – a menor espécie, também conhecida como jacaré-anão – e o papo amarelo, que estava ameaçado de extinção, reproduzido no Parque Arruda Câmara em um trabalho de extrema relevância para a reposição da espécie no meio ambiente.

“Nós somos reconhecidos na comunidade cientifica nacional como um dos parques importantes por trazer uma quantidade de jacaré de papo amarelo para elevar a quantidade na natureza, era um animal que estava ameaçado de extinção e graças ao trabalho de zoológicos, com reprodução em cativeiro conseguimos recuperar parte da população dessa espécie”, diz Thiago Nery.

Segundo o diretor da Divisão de Zoológico do Parque Arruda Câmara, os animais reproduzidos no local ficam à disposição do Ibama, que pode autorizar a permuta entre zoológicos para compor plantel – e para que se reproduzam –, ou são destinados a uma área de solturapara que retornem à natureza.

Visitas – Quem for ao Parque Arruda Câmara vai encontrar uma variedade de espécies que ocorrem no Nordeste e outras regiões do Brasil, além de outros países. O local funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 12h – a entrada é até às 11h – e das 13h às 17h, com entrada até às 16h. O valor do ingresso é R$ 2. Idosos acima de 65 anos e crianças até sete anos não pagam.

Secom João Pessoa