Dia Mundial do Turismo: ABBTUR do Ceará debaterá crescimento inclusivo pós-pandemia

Brasil Eventos

Com o objetivo de integrar, fomentar e incentivar o Turismo, a Organização Mundial do Turismo (OMT) realiza anualmente atividades em alusão ao Dia Mundial do Turismo. E é neste contexto que a Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo – Seccional Ceará (ABBTUR-CE), entidade que representa os profissionais de Turismo no Estado, realiza, nos dias 27 e 28 de setembro de 2021, encontro virtual que reunirá profissionais de Turismo, Trade Turístico local e população em geral. Na programação, que contará com a participação de personalidades locais, nacionais e internacionais, debates sobre inclusão e os desafios do Turismo no cenário pós-pandemia.

É notório que a pandemia da Covid-19 causou enorme impacto social e econômico a nível mundial, atingindo inúmeros setores, dentre eles o Turismo. Diante deste cenário, sabemos que este setor também poderá ser protagonista e contribuir fortemente para impulsionar a retomada, a recuperação e o crescimento dessas economias. Este foi o enquadramento dado pela OMT ao designar o tema do Dia Mundial do Turismo deste ano: “Turismo: Conexão para o crescimento inclusivo”.

Na programação realizada pela ABBTUR-CE, que contará com a participação de estudantes, Turismólogos, professores, gestores públicos, empresários, Trade Turístico do Ceará e público em geral, estão previstas salas virtuais que abordarão temas como “O Turismo em tempo de pandemia”, “Marketing de relacionamento”, “Novas Oportunidade de Trabalho no Turismo durante e pós-pandemia”, além de apresentação de Cases de Sucesso e palestras sobre novas ferramentas tecnológicas para o Turismo. Haverá ainda City Tour Virtual e uma homenagem às personalidades importantes para o Turismo no Ceará, com entrega do Troféu Patativa.

Participações

Dentre os destaques da nossa programação estão as participações da portuguesa Apolónia Rodrigues, licenciada em Gestão e Planejamento em Turismo pela Universidade de Aveiro (Portugal), defensora da causa animal e com especial carinho pelos “pequenos felinos”, dedicada aos desafios na criação de destinos e tendências futuras do turismo sustentável; de Cláudio Ricardo Gomes de Lima, Secretário Executivo da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor); de Susana de Araújo Gastal, professora titular da Universidade de Caxias do Sul, com Pós-Doutorado pela Universidade Católica Portuguesa – Porto (Portugal), com projetos de pesquisa em Cultura e Turismo na Pós-Modernidade.

O encontro virtual também contará com a participação do administrador, jornalista e Mestrando na Universidade de Lisboa (Portugal), Pedro Henrique Alcino, CEO Vyse Brasil, que já ocupou diversos cargos na gestão pública e tem experiência de 15 anos no sistema de transporte público. Além dele, Laurindaluisa Soares de Macedo, CEO e Co-Founder da Turistech Turisnato, um negócio de impacto social para emponderar artesãos, artistas plásticos, guias de turismo e condutores de experiências turísticas a venderem pela internet; Marta Poggi, palestrante, consultora, blogueira e criadora de conteúdos técnicos de Turismo, fundadora do Blog Agente no Turismo, sócia da Strategia Consultoria e autora da coluna Turismo Digital, do portal Mercado & Eventos.

Ainda na programação, contaremos com a contribuição de Mário Augusto Ribas do Nascimento, Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru (PE); e de Jussara Botelho, CEO da Sisterwave Comunidade da Mulher que Viaja, startup brasileira que inaugurou a presença no Brasil como campeã da III Competição Global de Startups de Turismo realizada pela Organização Mundial do Turismo (OMT), na categoria do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5): Equidade de Gênero.

Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo é comemorado anualmente pela OMT, entidade maior do setor. A data é comemorada tanto pela importância da atividade turística em todo o mundo, quanto com o intuito de trazer para esse dia assuntos e discussões com temas atuais para um debate com diversas entidades e personalidades do turismo local e nacional. A cada ano, a OMT lança um novo tema a ser tratado, proporcionando diversidade e aprimoramento nas temáticas. Já foram abordados assuntos como: sustentabilidade, acessibilidade e tecnologia.

Turismo e Cultura
Impossível dissociar Turismo de Cultura. E é com esta certeza que garantimos na nossa programação momentos especiais para integrar os dois setores que se complementam. Contaremos com a participação de um ilustre convidado, além da homenagem aos personagens de notório conhecimento da atividade turística, que contribuem para o desenvolvimento do Turismo como forma de reconhecimento, com a entrega do Troféu Patativa, outro ícone da nossa gente.

Mais
O Dia Mundial do Turismo no Ceará será realizado através de plataforma virtual, com tradução em Libras, visando à acessibilidade dos participantes e será transmitido através das redes sociais (YouTube: ABBTUR-CE e Instagram: @abbturce).

Programação
Dia 27  
8h30: Abertura do evento – Fala da diretoria da ABBTUR Ceará / Momento Patrocinador;
9h: Sala Virtual 1 – “O Turismo em tempo de pandemia” – Susana de Araújo Gastal (professora titular da Universidade de Caxias do Sul, com Pós-Doutorado pela Universidade Católica Portuguesa de Porto – Portugal);
10h30: Sala Virtual 2 – Case de Sucesso 1 -“ Turismo Acessível” – Cláudio Ricardo Gomes de Lima (Secretário Executivo da Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza – Setfor);
11h: Sala Virtual 3 – “Trilha Empreender: Da ideia à oportunidade” – Apolónia Rodrigues (licenciada em Gestão e Planejamento em Turismo pela Universidade de Aveiro (Portugal), defensora da causa animal e com especial carinho pelos “pequenos felinos”, dedicada aos desafios na criação de destinos e tendências futuras do turismo sustentável);
11h30: Sala Virtual 4 – “Workshop: Novas ferramentas tecnológicas para o Turismo” – Pedro Henrique Alcino (CEO Vyse Brasil, gestor com experiência de 15 anos no sistema de transporte público);
11h45: Sala Virtual 4 – “Workshop: Novas ferramentas tecnológicas para o Turismo” – Laurindaluisa Soares de Macedo (CEO e Co-Founder da Turistech Turisnato, um negócio de impacto social para emponderar artesãos, artistas plásticos, guias de turismo e condutores de experiências turísticas a venderem pela internet);
12h: Momento Cultural / Encerramento do 1º Dia.

Dia 28 
14h30: Abertura – Fala da diretoria da ABBTUR Ceará/ Momento Patrocinador (Participação de Wagner Anselmo);
15h: Sala Virtual 1 – “Marketing de relacionamento” – Marta Poggi (Palestrante, consultora, blogueira e criadora de conteúdo, fundadora do Blog Agente no Turismo, sócia da Strategia Consultoria e autora da coluna Turismo Digital, do portal Mercado & Eventos);
15h30: Sala Virtual 2 – Case de Sucesso 2 – Instituto Mulheres de Corpo e Alga – Aldeneide Maria da Silva (O projeto substitui a prática do extrativismo predatório pelo cultivo sustentável de algas, contribui para o equilíbrio do bioma marinho e ainda encontra um meio de gerar renda com baixo impacto ambiental).
16h: Sala Virtual 3 – “Novas Oportunidade de Trabalho no Turismo durante e pós-pandemia” – Mário Augusto Ribas do Nascimento (Secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Caruaru-PE)
16h30: Sala Virtual 4 – “Aprendendo com as novas ferramentas – Sustentabilidade e digitalização: a tecnologia a favor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU” – Jussara Botelho (CEO da Sisterwave – Comunidade da Mulher que Viaja, startup brasileira que inaugurou a presença no Brasil como campeã da III Competição Global de Startups de Turismo realizada pela Organização Mundial do Turismo (OMT), na categoria do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 (ODS 5): Equidade de Gênero);
17h: Homenageados Troféu Patativa do Assaré
– Dantas (In Memorian)
– Arialdo Pinho (Secretário de Turismo do Ceará)
– Nilton Rodrigues (Turismólogo e professor do IFCE Campus Guaramiranga)
– Jairo Dantas (In Memorian – Ex-Vice presidente da ABBTUR CE)
17h30: Encerramento – apresentação de Saxofone (Por do Sol Rota das Falésias – Beberibe) / Transmissão ao Vivo Via Vídeo.

Assessoria de Imprensa