Prefeito de Campina Grande anuncia Secretaria de Turismo, participação inédita na Abav Expo e criação de Cidade do São João

Destaque Paraíba

A retomada das grandes feiras de Turismo no Brasil marca o início de uma nova dinâmica e política de desenvolvimento da Prefeitura de Campina Grande no segmento, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. As ações virão por etapas, a começar da participação da cidade na Abav Expo & Collab – considerada a maior feira de turismo da América Latina -, que será realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, nos dias 06 a 08 de outubro. Campina Grande terá um estande próprio no evento pela primeira vez. A feira deve reunir mais de 8 mil visitantes nos três dias.

O principal anúncio do prefeito Bruno Cunha Lima, na segunda-feira (27), quando foi marcado o Dia Mundial do Turismo, foi a criação de uma Secretaria Executiva de Turismo. “Dentro da reforma administrativa que será proposta nos próximos meses, nós vamos transformar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico em Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Economia Criativa e Turismo, como forma de estimular esse setor que é tão importante para a nossa economia”, disse.

“O primeiro passo para isso será a presença de Campina Grande nas grandes feiras turísticas do país, a exemplo da Abav Expo & Collab, a maior feira de turismo do Brasil, participando com um estande próprio”, afirmou.

O prefeito disse que tem repetido sempre uma máxima de que “os governos precisam se moldar, se adaptar às pessoas, à sociedade, e não o contrário. São as pessoas que precisam tomar forma que o governo tem e trazer assuntos que são importantes na vida da sociedade, para isso nós temos pautas, como pessoas com deficiência, entre outros”, pontuou Bruno Cunha Lima, que citou o Turismo como exemplo. 

“O Turismo é um dos mais importantes setores econômicos no mundo. Estima-se que, de cada 10 empregos criados, três estão vinculados às atividades do Turismo e aqui, em Campina Grande, nós temos um imenso potencial, seja de negócios, artístico cultural, a exemplo do Maior São João do Mundo, Carnaval da Paz, Natal Iluminado, Festival de Inverno, entre outros, e também o turismo ecológico, que será impulsionado brevemente com a demarcação do Parque Municipal do Poeta, com uma grande área onde teremos história, um circo arqueológico”.

O otimismo do prefeito em relação ao desenvolvimento de um projeto de turismo mais ousado nesse momento de retomada, segundo ele, é reflexo do que a cidade está começando a viver a partir de dois conceitos básicos: “um é a diminuição de casos de covid-19, com redução da ocupação dos leitos hospitalares e o número de óbitos; e a outra, é o avanço da campanha de vacinação, com mais de 90% da população tendo recebido pelo menos a primeira dose e um percentual de quase 50% de pessoas com até 18 anos que já concluíram o seu cronograma vacinal dento recebido as duas doses, algumas, até tendo recebido a dose de reforço”.

Natal Iluminado será o primeiro grande evento de Campina Grande

Para Bruno Cunha Lima, esses dados – da covid-19 – “nos dá permissão de começarmos a planejar a retomada e o nosso primeiro equipamento, o nosso primeiro evento será o Natal Iluminado, que atrai para a cidade turistas de toda a região. Faremos uma das mais bonitas edições da história de Campina Grande”, revelou.

Sobre os festejos juninos, o prefeito disse que o evento gera nas pessoas “a maior expectativa do mundo para a retomada da festa que é, sem dúvida, o nosso maior produto turístico, que mais atrai atenção do país inteiro e do mundo, com 30 dias de festa, e, no nosso cronograma de retomada para 2022, queremos realizar um São João que seja socialmente responsável e que valorize sobretudo as nossas características.”

A festa continuará investindo em grandes atrações musicais. “É óbvio que precisa abrir espaços para a participação de artistas nacionais, com música de alguns outros ritmos, mas a essência do São João precisa ser preservada, afinal, o que faz o cidadão do Rio Grande do Sul, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais sair de onde eles moram para virem para cá (?), é para conhecer as nossas tradições, nossa culinária, o Trem do Forró, a apresentação das quadrilhas juninas. Queremos fazer uma das maiores edições do Maior São João do Mundo.”

O prefeito revelou também que pretende colocar em prática um projeto que torne o São João uma vitrine o ano todo, não apenas no período junino, de junho a julho. “Pretendemos fazer um São João o ano todo a partir da perenização dos equipamentos, alguns privados, como o Vila São João. Temos também de promover o fortalecimento dos nossos museus, daquilo que faz parte do mobiliário, do tombamento, com espaços públicos fazendo alusão ao São João, isso tudo integrando a iniciativa privada com o setor público”.

Bruno Cunha Lima anunciou que “o coração disso tudo” será a criação de uma Cidade cenográfica, a exemplo da que tem sido erguida no Parque do Povo durante o período da festa nas últimas edições. A ideia é “que seja uma cidade permanente, com espaço para culinária, apresentações artísticas, show das quadrilhas juninas, permitindo que, em todos os meses, um pequeno evento para chamar a atenção das pessoas.”

Fábio Cardoso