PBTur divulga o Destino Paraíba na Expo Apacco, maior feira de caprinos e ovinos da América Latina

Destaque Paraíba

A cidade de Campina Grande está sediando a Expo Apacco 2021, considerada a maior exposição de caprinos e ovinos da América Latina. O evento começou nesta segunda-feira (27) no Parque de Exposições Carlos Pessoa Filho e deve receber em torno de 200 expositores de 12 estados brasileiros e do Distrito Federal, com dois mil animais de raças Boer e da Somalis. Haverá disputas nordestinas das raças Dorper e White Dorper e da Copa Cabrito, da raça Anglo Nubiana.

A exposição conta com apoio do Governo do Estado e da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), que está com um estande para passar informações turísticas para os visitantes, além de distribuir material institucional. Conforme Ruth Avelino, presidente da PBTur, por ser híbrido, o evento amplia para o mundo a imagem, a força e a importância da ovino-caprinocultura para a economia paraibana, em paralelo, divulgando os roteiros turísticos. Este é o primeiro evento do segmento de forma presencial desde o início da pandemia do Covid-19. Haverá transmissão diária pelo canal do Youtube da Apacco – Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos.

Durante a exposição, que será aberta oficialmente nesta quarta-feira (29) com a presença de autoridades – ainda não está confirmada a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina -, haverá o lançamento da Rota do Queijo Caprino, que é realizado por meio de um projeto da Universidade Federal da Paraíba em parceria com o INSA (Instituto Nacional do Semiárido). A Paraíba é referência nacional na produção de leite caprino.

Durante a semana – o evento será encerrado no sábado (02) – os visitantes poderão acompanhar as disputas dos animais, bem como degustar produtos à base de bode. No local, estará funcionando o Espaço Gastronômico de carne de bode, onde todos poderão saborear um cardápio preparado exclusivamente para a exposição. As pessoas poderão ter acesso ao Parque de Exposição das 9h às 21h.

A exposição é organizada pelo Sistema Faepa/Senar Paraíba, Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco) e Sociedade Rural da Paraíba. Conta com apoio da Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC), Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (Arco), do Sebrae, Organização das Cooperativas Brasileiras-PB (Sistema OCB-PB).

Protocolos sanitários: redução do acesso de público geral ao parque, restrito a 50% da capacidade; disponibilização de álcool gel; verificação de temperatura de criadores, expositores e tratadores, além da exigência do uso de máscaras para todos.

Secom Paraíba