Com inteligência artificial para otimizar vendas, startup Marta entra no mercado imobiliário da Paraíba e avança no Nordeste

Cotidiano Paraíba

Com o aquecimento real da economia, as empresas do mercado imobiliário têm revisado seus planos de negócios e assumido uma nova postura para recuperar a performance pré-pandemia. A Marta Inteligência Imobiliária, startup pernambucana que integra todos os stakeholders do setor, entendeu o movimento atual e aprimorou ainda mais sua dinâmica, iniciando sua expansão pela Paraíba rumo a todo o Nordeste.

A empresa chega ao estado vizinho por meio de uma parceria inédita com a Lançar21 Inteligência de Mercado, consultoria especializada na gestão comercial de imóveis, e a construtora Rocha Cavalcante, que assina o empreendimento Jardins da Serra Residence Club, em Campina Grande. O grupo tem mais de 35 anos de experiência em obras residenciais e públicas, como construção de rodovias e barragens, e possui projetos em cinco estados nordestinos.

“A estratégia alia inteligência artificial, organização dos processos, campanhas direcionadas com mídia on e off, além de todas as decisões pautadas a partir de base de dados que fazem a dinâmica de vendas ser extremamente assertiva”, destaca Sand Coutinho, CEO da Marta.

A empresa adotou o novo modelo de atuação em agosto, com R$ 50 milhões em Valor Geral de Vendas (VGV). Este montante quadruplicou em setembro – hoje, são R$ 200 milhões em imóveis adicionados à plataforma e a expectativa é continuar crescendo, nos próximos meses, a taxas robustas.

Coutinho explica que a estratégia de reunir incorporadoras, coordenação de vendas, mídia assertiva e personalizada, corretores e instituições financeiras dentro da mesma plataforma tem “chacoalhado” o mercado. Para se ter ideia, atualmente são mais de 50 imobiliárias e 400 corretores engajados no plano de ação de vendas do empreendimento coordenado pela Lançar21, o Jardins da Serra.

“Esse foi o start da Marta para mais quatro empreendimentos na Paraíba e outros quatro em negociação em Pernambuco”, detalha o executivo, que tem cerca de 20 anos de experiência em tecnologia e inovação no segmento imobiliário.

Thiago Guerra, CEO da Lançar21, ressalta que a parceria com a Marta garante que toda a gestão chegue ao consumidor intuitivamente e com base em dados. “A Marta chega com inteligência do algoritmo digital e a gente com o ‘algoritmo humano’. A plataforma cumpre todas as etapas para realizar a venda, por isso que a adesão vem crescendo na Paraíba e em Pernambuco. Tenho certeza que vai chegar no Brasil todo, pois entregamos a experiência de A a Z”, reforça.

Guerra explica que construtoras e incorporadoras têm cada vez mais energia para melhorar seus produtos e evoluir na forma de construção. Já as imobiliárias necessitam de mais habilidade na relação com o cliente para concluir a venda. “A gente faz essa conexão, afinando esse trabalho de informação, com treinamentos técnicos e de estímulo a habilidades, para que a chegada ao cliente seja sempre segura”, reforça.

Como funciona a tecnologia

O modelo criado pela Marta consiste numa receita simples: estudar a vocação de cada projeto, identificar o que a incorporadora precisa – como destravar a comercialização de um empreendimento, por exemplo -, estruturar um time de vendas de alta performance e estudar o comportamento do seu cliente-alvo. A partir daí, a equipe de inteligência cria arquétipos e campanhas direcionadas, provocando o engajamento do comprador em potencial a partir dos seus interesses.

A startup pernambucana realiza uma operação multitarefa para que cliente e corretor deem “match”, utilizando mídia digital e off, sem ligação, mensagem ou e-mail insistentes. “O trabalho da Marta é entregar ao corretor dos empreendimentos os clientes com maior potencial de fechar o negócio, utilizando da melhor estratégia de mídia para cada um deles. E a parceria com a Lançar21 na estruturação da coordenação de vendas e no engajamento dos corretores certamente nos proporcionará um alto poder de conversão”, garante Coutinho.

Outro ponto importante desse indicador de conversão é que, além de um resultado acima das expectativas para a incorporadora, a Marta minimiza as despesas da empresa, justamente por integrar a cadeia e participar dos processos. “Então a gente corta as despesas pela metade de um processo que era sem critérios e passa a adotar um instrumento coordenado por dados reais e que turbina as receitas. É o ajuste ideal”, arremata.

Jardins da Serra

A parceria entre Marta e Lançar21 firmou a construção de uma estratégia multidisciplinar para as vendas do empreendimento Jardins da Serra (www.jardinsdaserracg.com.br), condomínio horizontal fechado em Campina Grande (PB) com mais de 800 unidades, cuja previsão de entrega é de dois anos. As parcelas custam a partir de R$ 633.

O projeto inclui mais de 25 atrativos distribuídos em 20 mil metros quadrados, entre áreas de lazer (cinema, praças de jogos, salão de festas, espaço kids, piscinas adulto e infantil, campos de futebol etc); facilitadores (business space, academia, box de crossfit, pista de cooper e pet garden) e áreas para relaxamento e contato com a natureza, como redários, espaço gourmet, espaço zen, pomar e horta.

A promoção do projeto, fruto desta parceria, incluiu desde análise de comportamento do cliente até criação de estímulos para elevar a expectativa do potencial comprador e fazê-lo buscar, voluntariamente, o empreendimento.

“Utilizamos força tarefa de diversas frentes de mídia on e offline, desde redes sociais e mídias digitais como YouTube, até ações locais, publicidade em rádios e veiculações na imprensa. O empreendimento tem diversos diferenciais, por ser um condomínio de lotes com quatro opções de projetos de casa, para fechar um condomínio horizontal diferenciado”, explica Sand Coutinho.

Bruna Siqueira Campos – BSCPro