Presidente da Emprotur diz que Rio Grande do Norte não se limita a Natal e o Morro da Careca

Brasil

De olho nos principais mercados emissores, localizados no Centro-Oeste, Sul e Sudeste, o Rio Grande do Norte priorizou a divulgação dos destinos turísticos com mais estrutura hoteleira, de serviços e gastronomia. Refere-se a Natal, Pipa, São Miguel do Gostoso e Touros. “Os visitantes ficam por lá de sete a dez dias”, informa Bruno Reis, presidente da Empresa Potiguar de Promoção Turística do Estado – EMPROTUR, em visita ao Shopping de Viagens Agaxtur.

Com foco em Sol e Praia, a estratégia de comunicação com o mercado aborda a diversidade de experiências ofertadas para diversos segmentos: turismo de luxo, religioso, gastronômico, cultural, de aventura, LGBTQIA+ e ecoturismo.

“Rio Grande do Norte não é só Natal e Morro do Careca. Inclui mergulhar no mar com temperatura de 27 graus Celsius; observação de golfinhos e tartarugas. Ali a fauna e a flora são preservadas e o nascer do Sol às 5h30’ compõe um cenário diferente. E bem perto do paraíso, para quem vive em São Paulo, Rio, Vitória e Belo Horizonte, entre outros centros urbanos”, destaca Reis.

Comportamento da demanda

Primeiro estado do Nordeste a recuperar 100% da malha aérea, desde julho deste ano, o Rio Grande do Norte surpreende também com o aumento da demanda turísticas em novos mercados emissivos; como as cidades de Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Belém (PA) e Manaus (AM).

“Somos o único Estado do país que possui centro de monitoramento comercial do turismo, que nos permite identificar quais são os mercados emissores e direcionar a estratégia promocional com base neste cenário”, afirma o visitante ilustre do Shopping Agaxtur Viagens, bacharel em Turismo, com especialização em Administração e Marketing pela Southern Cross University, na Austrália.

Os dados obtidos e analisados pela equipe técnica da EMPROTUR são fornecidos por duas empresas estrangeiras (um delas espanhola e a outra americana) de inteligência comercial. Elas processam informações com base na série histórica dos bilhetes emitidos por agências de viagens e, ainda, comparam com o total de bilhetes aéreos reservados para o trimestre seguinte, comparativamente com os outros destinos concorrentes.

“Assim, podemos desenhar parcerias estratégicas com operadoras de turismo e realizar ações cooperadas cada vez mais assertivas e inovadoras”, complementa o experiente profissional, que também foi gerente de Inteligência Competitiva e Mercadológica da Embratur e comandou ações de captação e fomento no Ministério do Turismo, à época da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro.

Neste contexto, Bruno Reis salienta que “a parceria com a Agaxtur Viagens é muito bem-vinda e até nos surpreende; pelo fato de ampliar a oferta de experiências de valor agregado aos viajantes em busca de Sol e Praia, a exemplo das opções de soft adventure, como fazer uma trilha ou passear de quadrículo no chapadão de Pipa”.

Outros fatores naturais e culturais contribuem agora com o ingresso de turistas europeus, notadamente franceses, portugueses e espanhóis. Há uma grande expectativa em relação ao retorno dos argentinos, uruguaios e paraguaios, para a temporada verão.

Na próxima feira Abav Expo & Collab, de 6 a 8 de outubro, em Fortaleza (CE), a EMPROTUR vai acionar as operadoras parceiras, com as quais foram feitas campanhas cooperadas, iniciadas há sete meses, visando impulsionar uma forte onda de vendas até junho e julho de 2022.

Lançamento

O Rio Grande do Norte quer se posicionar com o Estado do Réveillon, uma vez que Pipa e São Miguel do Gostoso tendem alcançar ocupação plena e, pela primeira vez, em Natal, será realizado o festival Santé 2021. “Evento dedicado ao público LGBTQIA+, com foco no aumento do ticket médio na hotelaria; uma vez que o público-alvo consome mais e melhor”, ressalta Reis.

Várias atrações artísticas estão confirmadas para a realização do megaevento, de 29 de dezembro de 2021 a 2 de janeiro de 2022. Entre elas, Ivete Sangalo, Claudia Leite, Alinne Rosa, Luísa Sonza, É o Tchan e muitos mais.

AMIgo! Comunicação Integrada