O ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, afirmou que a Emirates Airlines está analisando a possibilidade de ampliar a sua malha aérea no Brasil e que o Nordeste seria a nova rota da companhia aérea. Três capitais estariam no radar da empresa: Recife (PE), Fortaleza (CE) e Salvador (BA). Dos três destinos, Recife poderia ter a primeira operação, tendo em vista ser o Hub da Azul Linhas Aéreas, o que poderia facilitar a conexão para outros estados da região.
De acordo com Gilson Machado, Ahmed bin Seed Al Maktoum, um dos sheiksdos Emirados Árabes Unidos e presidente da Emirates Airlines, teria sinalizado sobre o interesse dessas novas operações. Os dois se encontraram em Dubai, onde o ministro participou de uma feira de negócios, a DubaiExpo.
Uma comitiva deve vir para o Brasil ainda em 2021, para conhecer o potencial do Nordeste.
O ministro disse que o Nordeste tem imenso potencial para atrair os turistas do Oriente Médio e que, inclusive, teriam menos tempo de voo para sair de Dubai até a região. “Eles viajam mais de 18 horas para ir à Austrália…”, revelou.
Porém, apesar do Nordeste ter total infraestrutura turística, o idioma seria um dos grandes gargalos, já que poucas pessoas que atuam no segmento de Turismo dominam, pelo menos, a língua inglesa. O ministro disse que é urgente que haja um processo de qualificação da mão de obra no turismo para reduzir essa deficiência, que tem prejudicado o Brasil durante as negociações no mercado externo.
As informações sobre o voo para o Nordeste foram feitas durante uma coletiva de imprensa no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, onde está acontecendo até esta sexta-feira (08) a Abav Expo & Collab.
Fábio Cardoso – Foto: Roberto Castro/MTur