Arquitetos de Gramado projetam revitalização de cidade turística do Rio de Janeiro

Brasil

A cidade serrana de Miguel Pereira, no Rio de Janeiro, passa por uma revitalização completa com objetivo de se tornar um dos principais atrativos turísticos do país. O ousado projeto do prefeito André Português é ancorado no trabalho dos arquitetos gramadenses Edenaur Goularte Júnior e Diogo Pedrassani, diretores do tradicional escritório de arquitetura de Gramado, Goularte & Pedrassani.

O escritório completou em 2021 dez anos de atuação e projetos marcantes para a Serra Gaúcha como o parque Olivas, Complexo Vita Boulevard e grandes hotéis como o Laghetho Stilo Borges, entre outros. O contrato entre a Prefeitura fluminense e o escritório gaúcho foi formalizado em 2019.

Entre os projetos desenvolvidos e colocados em prática estão: uma Rua Coberta (será inaugurada neste Natal); paisagismo das ruas centrais; ponte turística sobre o lago da cidade; paradas de ônibus; revitalização das fachadas em 1 km da área central (a Prefeitura vai isentar IPTU por 5 anos para os empresários que colocarem o projeto em prática); Feira do Agricultor e Feira do Artesanato;

Os arquitetos gaúchos criaram uma linguagem para a cidade, usando sua expertise dos projetos em Gramado e na Serra Gaúcha, com conceitos e referências que a tornem atrativa para o turismo como sinalização, postes de iluminação, detalhes em pedra, madeiras e telhas de barro, por exemplo.

Ao mesmo tempo, foram criados projetos destaque para as duas feiras, Rua Coberta, a ponte turística no lago e as fachadas das áreas centrais.

O investimento da prefeitura de Miguel Pereira é no formato público-privado. O prefeito da cidade do RJ, André Português, é grande entusiasta do destino turístico Serra Gaúcha e de Gramado.

“Através de indicações o prefeito de Miguel Pereira, André Português nos contatou pela nossa experiência em projetos para o Turismo. Chegou ao nosso escritório principalmente em função de projetos que desenvolvemos como hotéis, complexos turísticos e parques. Ele nos convidou para ir até Miguel Pereira conhecer a cidade e nos passar quais os objetivos. Em nossa ida, fechamos esta parceria e desde então temos trabalhado muito para a revitalização completa da cidade”, explica o arquiteto Edenaur Goulart.

“A Rua Coberta já está em fase bem adiantada. Será um mall de lojas, restaurantes, áreas de convivência ao ar livre e coberta e cinema para 300 pessoas. Já foi inaugurado o Espaço do Agricultor, o Espaço do Artesão também está em obras e após, será feita a revitalização de 1km da área do Centro englobando 150 fachadas, todo mobiliário urbano, além de calçadas, paradas de ônibus, ponte turística, lago e sinalização turística”, explica Diogo Pedrassani.

“A cidade tem uma linguagem própria e elementos bem fortes e marcantes como as pedras, telhas de barros, pegamos esta identidade e criamos o conceito de revitalização. O desafio é grande pela distância, pelo plano grande de revitalização mas o resultado está nos deixando muito felizes”, conta Diogo.

Flávio Prestes – Fotos ilustrativas: Goularte & Pedrassani