Começa nesta sexta-feira (22), e segue até sábado (23), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, a 10ª edição do BTM – Brazil Travel Market. A feira, considerada uma das quatro mais importantes do Brasil, com chancela do Ministério do Turismo e Embratur, chega a uma década em um cenário desafiador e de retomada das atividades do turismo mundial, um dos setores da economia mais afetados pela pandemia da Covid-19. A estimativa é de que a feira receba a visita de mais de 2 mil agentes de viagens nos dois dias.
O BTM está sendo retomado com números bastante importantes. O evento contará com mais de 125 estandes; com mais de 20 ônibus de caravanas formadas pelas principais operadoras de turismo do país; quatro salas para capacitação de destinos e produtos; Rodadas de Negócios; instalação da Área Luxury e ainda prestará homenagens às pessoas e instituições que tiveram papéis fundamentais nesse período.
Uma das novidades do evento é a criação da Área Luxury. Para a sua estreia, já chega forte, com a confirmação de algumas empresas de peso neste mercado: A rede Belmond, o órgão oficial de turismo da Thailandia; o Hard Rock Maldives; a Raffles Istambul, com a Teresa Perez; a Visual Turismo Boutique; a CORIS Seguro Viagem e a INTEREP Operadora. Também estão confirmadas da Suiça, Zürich, Schweizerhof Grindenwald e Jungfraubahnen AG, Swiss Travel System, Verbier, Luzern e região do monte Titlis, Guarda Golf, Vaud e SWISS International Airlines.
O evento contará com a presença de mais de mil agentes de viagens, que chegarão a Fortaleza por meio de diversas caravanas rodoviárias de todos os estados do Nordeste. Somente da Masterop, que tem sede em Alagoas, são mais de 250 profissionais que estarão se deslocando da Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe. A Clube Turismo, Integração Trade e as operadoras FRT (PR), RexturAdvance, Itaparica (BA) e WRT (RN) possuem entre 20 e 250 leitos para distribuírem entre seus agentes convidados.
Uma outra novidade do BTM será a realização da convenção da Clube Turismo, que está levando um grupo de 30 franqueados de diferentes regiões do Brasil. De acordo com a Ceo da Clube, Ana Virgínia, os franqueados, além de estarem presentes em toda a programação da feira, participarão de um encontro exclusivo para discussão de ações e resultados da rede no país. “Nosso sentimento é de entusiasmo com a oportunidade de compartilharmos dados positivos com a retomada do turismo neste segundo semestre, com o fato da BTM ser o primeiro evento presencial de turismo que nos faremos presentes neste ano”, pontuou a executiva.
Um dos pontos importantes da programação da feira, será a entrega de troféus para as pessoas e instituições que tiveram participação chave durante a década de realização do BTM. Serão homenageados os Governos da Paraíba, Pernambuco e Bahia; a Prefeitura de João Pessoa; o Sebrae da Paraíba; os empreendimentos hoteleiros Vila Galé Hotéis e Iberostar Hotels & Resorts; a Caravana Masterop; o fotógrafo Danniel Victor; e o jornalista Rogério Almeida (in memorian), que sempre acompanhou o evento deste o seu começo. Rogério faleceu este ano e a Sala de Imprensa levará o seu nome.
Segurança para todos
Para participar do BTM, os visitantes terão que cumprir as regras de biossegurança. Todos deverão apresentar a carteira de vacinação completa, com a segunda dose da vacina tendo sido recebida há mais de 15 dias do início do evento, ou o comprovante da primeira dose + teste de tipo antígeno ou RT-PCR com resultado negativo, realizado até 24 horas antes do evento.
O participante deve levar documento oficial de identificação com foto. Ademais, é necessário o uso permanente da máscara, que pode ser do modelo cirúrgica, ou N-95 ou PFF2, só sendo permitida a retirada no momento em que o visitante esteja se alimentando. A organização recomenda ainda que todos cheguem ao Centro de Eventos do Ceará com uma 1h30 de antecedência da abertura dos portões, para facilitar a checagem das informações e evitar aglomerações.
Assessoria de Imprensa