BTM ficará em Fortaleza por mais dois anos, afirma secretário de Turismo

Destaque Eventos

A décima edição do Brazil Travel Market começou nesta sexta-feira (22) em tom de otimismo e desafios. Para os Ceos da BBC – empresa organizadora do evento -, Claudio Junior e Breno Mesquita, fizeram um relato de problemas que tiveram que enfrentar antes, durante e após a pandemia, mas que, ao mesmo tempo, lhes deram força e a certeza de que acertaram ao transferir a feira de João Pessoa para Fortaleza. “Deus no guia e faz a gente estar aqui hoje”, afirmou Junior. O evento está sendo realizado no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, até este sábado (23).

O secretário de Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, afirmou que não estava satisfeito com o tamanho da feira, justificando a crise que assolou o mundo por conta da covid-19, mas promete que nas próximas duas edições haverá um crescimento importante de participação de expositores e profissionais do turismo. Ele aposta no retorno dos voos internacionais para Fortaleza e o Nordeste,  exemplo da Air France, Air Europa, KLM e TAP, além do controle sanitário.

O cônsul da Suíça no Brasil, Fabien Clec, afirmou que o Nordeste tem sido uma descoberta para o país e que estar no BTM é importante n processo de conhecimento das agências de viagens que poderão divulgar e vender o destino. Em 2019, segundo ele, cerca de 950 mil brasileiros estiveram na Suíça, país que foi um dos primeiros a abrir as fronteiras, chegando em agosto a ter 70% de crescimento em relação a 2019, em franca recuperação. O país está no BTM com oito expositores, que estão ocupando a Área Luxury.

Homenagens

A abertura do BTM teve a entrega de troféus em homenagem às personalidades e instituições que contribuíram para o crescimento do evento, que chegou à sua décima edição. Entre os homenageados estavam os destinos de João Pessoa, Paraíba, Pernambuco e Bahia, os equipamentos hoteleiros Vila Galé e Iberostar;  caravana da Masterop, o fotógrafo Daniel Vctor e o jornalista Rogério Almeida (in memorian).

Fábio Cardoso – Foto: Mercado & Eventos