BTM – Brazil Travel Market supera número de visitantes e confirma data para 2022

Destaque Eventos

A 10ª edição do BTM – Brazil Travel Market, encerrada no sábado (23), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, foi considerada um sucesso pelos números obtidos e pela avaliação de biossegurança como um evento teste aferido pelas autoridades sanitárias do Estado. Nos dois dias de feira, passaram pelos corredores dos expositores 2.046 profissionais do Turismo e foram realizadas 444 reuniões na Área Luxury, uma das muitas novidades do BTM. A próxima edição foi confirmada para os dias 20 e 21 de outubro de 2022.

Acima dos discursos de comemoração e de otimismo para a próxima edição, de um evento ainda maior, conforme disse o secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, a maioria dos representantes dos 137 estandes revelou que o BTM atingiu os seus objetivos. Para o cônsul da Suíça, que ocupou a Área Luxury com oito fornecedores, Fabien Clerc, a participação foi bastante positiva. O Turismo da Suíça participou pela primeira vez de um evento de turismo no Nordeste.

De acordo com Fabien Clerc, a expectativa é aumentar o fluxo de brasileiros em 30%, criando um corredor por meio dos Aeroportos de Fortaleza (CE) e Recife (PE) para os turistas do Nordeste. Em 2019, o país alcançou 70% dos pernoites até agosto. Ele destacou que a Suíça foi um dos primeiros países a abrir as suas fronteiras para os brasileiros. “Vemos o Nordeste com muito bons olhos”, pontuou o cônsul.

Outro ponto de destaque do BTM foi a realização do encontro de franqueados da Clube Turismo. Vários franqueados de todo o Brasil estiveram no Centro de Eventos e, segundo Ana Virginia, CEO da franquia, a satisfação com o evento foi “unânime”. “Capacitação, networking, possibilidade de contato direto com diferentes fornecedores foram pontos chaves do evento”, na sua avaliação.

A empresária também destacou a seriedade quanto a exigência de cumprimento de medidas sanitárias como o pedido do teste de Covid e da vacinação. “Esse procedimento contribuiu para que todos aproveitassem o evento com segurança”, disse. “Essa edição teve um significado especial. Representa a força do turismo e a força da retomada do nosso setor.”

Carolina Feitosa, diretora comercial da Masterop, afirmou que o BTM surpreendeu pelo profissionalismo, principalmente, dos agentes de viagens que estiveram presentes. A operadora levou cerca de 250 agentes de viagens do Nordeste e promoveu dezenas de capacitações de destinos e produtos. Foram duas tardes de muito conhecimento e troca de informações que, de acordo com a executiva, resultaram em crescimento de vendas. A Masterop confirmou presença na próxima edição do BTM. 

A Nova RexturAdvance, formada pela RexturAdvance, Trend Viagens, Visual Turismo e Esferatur, foi a segunda maior caravana presente no BTM e, conforme Mary Giacometi, Coordenadora de Trade MKT e Eventos – CVC Corp, o evento trouxe oportunidades, capacitações e relacionamento com o trade turístico nacional. A caravana contou com agentes de viagens de Recife (PE), Natal (RN), João Pessoa (PB), São Luís e Imperatriz (MA)  e Teresina (PI).

Mary Giacometi pontuou que no corredor do grupo no Centro de Eventos foram realizadas diversas capacitações de parceiros nacionais e internacionais, com sala cheia considerando a nova capacidade devido às restrições. “A sensação de nossos agentes, como de nossa equipe, era de retomada e, para nós e para o nosso setor, relacionamento é o que nos move, e poder nos reunir e trazer ao nosso parceiro agente de viagens, conhecimento, novos produtos e nossas ferramentas é de grande valia para nós”, afirmou

Mary Giacometi destacou ainda que nessa edição também estiveram presentes no espaço luxo com a Visual Boutique. “Pudemos trazer diversos produtos onde a experiência personalizada e os serviços exclusivos levam aos passageiros experiências memoráveis. Além disso, na Bolsa de Empregos, representada pela CVC Corp, pudemos trazer oportunidades de emprego em nossa corporação que é referência no setor.”

Assessoria de Imprensa