GOL é tetracampeã na Folha Top Of Mind 2021

Aviação Brasil

Mais uma vez, o reconhecimento dos brasileiros: a GOL é tetra! Com 26% das menções, a GOL Linhas Aéreas é, pelo quarto ano consecutivo, a companhia aérea mais lembrada pelo público na Folha Top Of Mind 2021, pesquisa anual realizada pela Folha de S.Paulo, que chega à 31ª edição. Anunciada nesta quinta (28), a premiação enumera as mais respeitadas marcas nacionais em 80 categorias.

Para chegar à Top Companhia Aérea de 2021 e aos demais vencedores em variadas categorias que envolvem serviços e produtos, o Datafolha ouviu entre os dias 2 e 14 de agosto deste ano o total de 7.758 brasileiros, de diferentes idades, sexos e classes sociais, a partir de 16 anos, em todas as regiões do País. Os resultados são obtidos por meio de menções espontâneas dos entrevistados após ouvirem a pergunta: “Qual é a primeira marca que lhe vem à cabeça?”. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, e o nível de confiança, de 95%.

Simples, humana e inteligente, a GOL, maior Companhia doméstica do Brasil, completou 20 anos de história em janeiro deste ano. Desde o seu nascimento, mantém o propósito de ser a “Primeira para Todos”, uma vez que contribuiu para democratizar o transporte aéreo no País. Durante a pandemia, segue os mais rigorosos protocolos de Segurança a bordo e nos aeroportos onde mantém operações, de forma a proporcionar bem-estar a todos os seus Clientes e Colaboradores, por meio de uma experiência de viagem totalmente segura, sem medos e incertezas.

Com o avanço da vacinação no País, a empresa planejou uma retomada gradativa e consciente de suas operações nacionais e internacionais, pautada pelo equilíbrio entre capacidade e demanda. Em dias de ápice, neste mês de novembro, a Companhia prevê atingir 69% das operações em comparação com o período da pré-pandemia.

No desafiador ano de 2020, no auge da primeira fase da pandemia, a GOL operou por meses uma malha aérea considerada essencial, enxuta, e guiou-se por ações relacionadas à solidariedade, como o transporte gratuito de profissionais de saúde em viagens para combater o coronavírus. Em 2021, não foi diferente: colocou-se à disposição do Ministério da Saúde para, sem cobrança de frete, transportar os imunizantes da Covid-19 a todas as regiões do País, sem contar as iniciativas ligadas ao Instituto GOL, que encampa as ações de responsabilidade social da Companhia.

Neste ano, a GOL mergulhou ainda mais fundo em estudos e fóruns internos sobre as boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), ou ASG – Ambiental, Social e Governança -, sigla que ganhou expressão em toda a sociedade com o advento da pandemia e foi eleita pela Companhia como seu grande tema de 2021, no qual ela pretende avançar e se aprimorar cada vez mais.

Empenhada em se tornar uma referência em aviação sustentável no País, há mais de uma década a GOL – comprometida com o balanço líquido zero de carbono até 2050 – trabalha com temas ligados ao assunto de forma transversal na empresa, com o intuito de engajar todos os seus Colaboradores e legitimar um jeito de ser e fazer sustentável. Investe em tecnologia, na renovação de sua frota (com o Boeing 737 MAX), em soluções de mercado e na implementação de uma cadeia de valor para os combustíveis sustentáveis de aviação, a solução definitiva para a emissão dos gases de efeito estufa (GEEs) no seu segmento. Nesse período, já operou mais de 360 voos com bioquerosene.

A GOL foi a primeira Companhia da América Latina a disponibilizar aos seus Clientes, em junho deste ano, a possibilidade de eles compensarem voluntariamente a pegada carbônica das viagens, uma forma de mitigar o impacto dos voos nas mudanças climáticas. Recife-Fernando de Noronha-Recife é, desde 1º/09/2021, a primeira rota carbono neutro do Brasil: a GOL e a climatech MOSS, uma das maiores plataformas ambientais de créditos de carbono do mundo, doam a todos os Clientes e à tripulação a compensação individual das emissões de carbono nos dois trechos, com direito a um certificado a quem viaja.

Ainda no contexto da sustentabilidade, a GOL, em parceria com o Grupo Comporte, planeja operar em meados de 2025 novas rotas no mercado regional com 250 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical do modelo VA-X4 eVTOL (Electric Vertical Takeoff and Landing). Produzido pela britânica Vertical Aerospace, o eVTOL é zero poluente, mais silencioso que o helicóptero e considerado um dos táxis aéreos mais avançados tecnologicamente e confiáveis atualmente em desenvolvimento. Assim, a GOL pretende revolucionar a mobilidade urbana em grandes centros urbanos, como São Paulo, onde dará início às operações com o eVTOL.

E se os Clientes sempre foram a razão de ser da Companhia, neste ano ganharam um protagonismo sem precedentes. Para além dos cuidados que asseguram uma viagem com Segurança, valor número 1 da empresa, a GOL se desdobrou para manter linha direta com seu público por meio de uma comunicação clara.

Assessoria de Imprensa