Paraibanos participam da Expo Dubai em busca de parcerias para pesquisas em universidades públicas

Cotidiano

Uma comitiva de representantes de instituições e empresários da Paraíba desembarca nesta segunda-feira (01) nos Emirados Árabes Unidos para participar da Expo 2020 Dubai, que é considerada o maior evento mundial desde o início da pandemia. 

No pavilhão do Brasil, o grupo tem uma agenda intensa na Semana do Desenvolvimento Urbano e Rural, que acontece até o dia 8 de novembro. O objetivo é apresentar as oportunidades de projetos e potencialidades das instituições universitárias a fim de atrair novos investidores estrangeiros para pesquisas que possam beneficiar, ao mesmo tempo, empresas, governos e universidades.

No espaço reservado aos grupos brasileiros, foi instalada uma imensa onda de LED que exibe um vídeo chamando atenção para as riquezas do país. Há ainda um painel de quase 100 m2 e uma sala de reuniões para atender comitivas e multinacionais interessadas em parcerias.

O CEO da Innovatis e diretor de projetos, negócios e relações institucionais da Funetec (Fundação de Apoio ao IFPB), Epitacio Brito, integra a comitiva paraibana e já está em Dubai. Para ele, a presença no evento é uma oportunidade sem precedentes.

“É um salto muito grande no desenvolvimento das instituições federais de ensino superior. Diferente do que acontece em outros países, onde as universidades são sempre referência em pesquisa e inovação, no Brasil ainda há muito trabalho a ser feito para aproveitar devidamente esse potencial. Os melhores pesquisadores do país estão nas universidades. Isso precisa ser lembrado e valorizado”, declarou.

De acordo com Epitacio, graças aos incentivos fiscais e à legislação vigente, as universidades podem receber investimentos de multinacionais de forma simplificada e célere. “A academia é uma forma qualificada, segura e rápida para se fazer investimentos, e ainda possui vantagens fiscais. As soluções obtidas através desse formato de parceria podem ser usadas para benefício das próprias empresas, contribuem para o desenvolvimento científico e são capazes de transformar a realidade do país”, explicou. Entre as marcas que já investiram em universidades brasileiras através da Funetec, estão Sony, Cisco, Positivo, Asus e Huawei.

Além de Epitacio, estão no grupo da Expo 2020 Dubai representantes de fundações de outros estados, bem como líderes e pesquisadores de sete universidades públicas brasileiras – IFPB, UFPB, IFSertãoPE, IFMA, IFS, Univasf e Unila.

Adiada no ano passado por causa da crise sanitária, a Expo 2020 Dubai teve início no dia 1o de outubro, nos arredores da cidade conhecida pelos arranha-céus. Com participação de mais de 190 países, a exposição tem obras arquitetônicas e inovações tecnológicas, e promete ser o maior evento já visto no Oriente Médio.

Campanello Conteúdo e Imagem