Festuris realiza abertura oficial promovendo a transformação do Turismo como destaque

Destaque Paraíba

De volta ao icônico Palácio dos Festivais, a abertura oficial do 33º Festuris Gramado reuniu autoridades, imprensa e trade turístico na noite desta quinta-feira (4). O conceito apresentado nesta edição é Turismo em Transformação, com ênfase nos eixos da sustentabilidade, inclusão e diversidade. A solenidade foi marcada por muita emoção e reencontros. A feira de negócios acontece nesta sexta-feira (5) e sábado (6), nos pavilhões do Serra Park. 

A cerimônia começou com espetáculo artístico assinado pela D’arte Multiarte, que abrilhantou e encantou o público, traduzindo o lema do evento em música, teatro e dança. O show continuou com a cantora gaúcha Luiza Barbosa, que interpretou o hino nacional. Na sequência, a CEO e fundadora do Festuris, Marta Rossi, recebeu o prêmio dos 100 Mais Poderosos do Turismo – honraria concedida pela Revista Panrotas a personalidades que contribuem com o desenvolvimento do turismo nacional.

Em seu pronunciamento de abertura, Marta Rossi destacou de forma emocionada a resiliência e a transformação necessárias para a recuperação do turismo neste novo mundo pós-pandemia. A empresária lembrou da força que tiveram para realizar o Festuris durante a pandemia, resgatando a importância dele para toda a cadeia turística, sem deixar jamais de olhar para o futuro com muito otimismo.

“É imensa a nossa felicidade em receber todos em Gramado e podermos entregar mais uma edição do nosso querido Festuris. A pandemia, além de quebrar todos os paradigmas imagináveis, nos trouxe a visão de finitude, vulnerabilidade e nos provocou sim muita reflexão. Os últimos meses foram de um trabalho enorme diante de tantas transformações e incertezas, mas nos orgulhamos de apresentar um novo evento. Temos a certeza de que o turismo continuará retomando com força total”, projetou Marta.

Também CEO do Festuris, Eduardo Zorzanello ressaltou as bandeiras levantadas pela feira nesta edição e reivindicou mais protagonismo para o Turismo. “Não existem pessoas saudáveis em um planeta doente e em uma sociedade desigual. Na pandemia tivemos perdas irreparáveis, mas nos reerguemos como uma fênix para alçar voos maiores. Precisamos olhar para a frente e tirar dessas dores os ensinamentos. A indústria do turismo é resiliente e precisamos que essa atividade seja pauta prioritária, tendo o merecido destaque para que continue empregando e gerando desenvolvimento”, pontuou.

Autoridades chancelam protagonismo do Festuris

Entre as autoridades presentes estava o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto. Ele destacou a importância do Festuris para a geração de negócios e elencou algumas medidas adotadas pelo Governo Federal em apoio ao setor do Turismo. Além disso, valorizou o potencial do Brasil. “Estamos condenados a dar certo. Ninguém tem o que o Brasil tem. Somos o país mais preservado do mundo e tenho a certeza de que juntos faremos a transformação que o Brasil precisa”, disse Machado.

Ranolfo Vieira Júnior, vice-governador do Rio Grande do Sul, representou na solenidade o governador Eduardo Leite, que está em viagem à Escócia acompanhando a COP26. “Um evento que chega à sua 33ª edição já fala por si só a sua força e relevância. Acompanhei de perto as tratativas para a realização do Festuris em 2020, quando estávamos no auge da pandemia. A resiliência foi fundamental e agora novamente segue sendo uma palavra de ordem. Essa luta muito orgulha o nosso Estado”, destacou.

Encerrando os pronunciamentos, o prefeito de Gramado Nestor Tissot deu as boas-vindas a todos os participantes como cidade anfitriã do Festuris. Ele disse que a feira faz parte da vocação turística do município, potencializando a atividade para além fronteiras. “Sejam todos muito bem-vindos a Gramado, a cidade do maior Natal do mundo. Aproveitem a nossa cidade e tenham todos um excelente evento”, completou Nestor.

Troféu Amigos do Festuris

A noite também foi de homenagens para agradecer às pessoas que contribuíram com o crescimento e reconhecimento do Festuris ao longo de seus 33 anos. O Troféu Amigos do Festuris foi entregue para 10 personalidades, são elas: Amanda Leonel (Brasilturis), Ana Melo (Brasilturis), Bernardo Cardoso (Turismo de Portugal), Celso Guelfi (GTA Assist), Cléber Benvegnú (Critério Opinião Pública), John Rodgerson (Azul Linhas Aéreas), Nestor Tissot (Gramado), Ronaldo Santini (Turismo RS), Rosa Masgrau (Mercado & Eventos) e Tereza Bandeira (Associação de Hotéis de Alagoas).

Sobre o Festuris

Tendo como Estado e Cidade anfitriões o Rio Grande do Sul e Gramado, respectivamente, neste ano, o Festuris acontece de 4 a 7 de novembro, no Serra Park, e conta com a Rede Laghetto como hotelaria oficial, Gramado Receptivo como agência oficial, Azul e Gol são as companhias aéreas oficiais, a Brocker é o transporte vip oficial, a Planalto é o transporte terrestre oficial, Prudent e a Transul são parceiros de Biossegurança. O Festuris tem o patrocínio do Ministério do Turismo, CNC, Latam, Corsan, Sulgás, Sebrae e apoio do BRDE e Embratur.

Em 2020 o Festuris Gramado foi a primeira feira de negócios de turismo da América Latina a ocorrer de maneira presencial, desde o início da pandemia da Covid-19. Foram 5 mil inscritos, 6 mil reuniões de negócios através do aplicativo, 1,5 mil marcas em exposição em 25 mil m² de área. Mais informações sobre a 33ª edição acesse: www.festurisgramado.com

Assessoria de Imprensa